NVIDIA RTX 50: Fosso entre a gama alta e a gama média!

Como já deve ter percebido, com a gama RTX 40, perdemos aquela placa gráfica incrível, a um preço justo, que toda a gente e o seu cão gostaria de ter na sua máquina focada nos jogos. Infelizmente, os tempos de placas gráficas como a RTX 1070, RTX 2070 ou a RTX 3070, ou suas versões Super e Ti fazem parte do passado.

A NVIDIA quer um fosso de performance entre as placas mais focadas nos entusiastas, e as placas mais focadas na gama média, para tentar empurrar os jogadores mais endinheirados para as alternativas mais caras.

Ou seja, na próxima geração, não vai existir um GPU como o GA104 ou AD104, para dar origem as estas placas. Isto significa que a diferença de performance vai ser palpável entre gamas de preço.

NVIDIA RTX 50: Fosso entre a gama alta e a gama média!

rtx, nvidia

Portanto, a NVIDIA não está a planear um GPU sucessor ao atual AD104. A gigante das placas gráficas está a preparar vários GPUs, mas nenhum para esta gama de preços que sempre se provou tão popular no mercado. Ou seja, vamos ter os GPUs GB202, GB203, GB205, GB206 e GB207, com um foço de performance muito significativo entre o GPU GB203 e GB205.

Entretanto, como já dissemos no passado, a geração RTX 50 apenas vai chegar às prateleiras em 2025. É muito provável que exista um refresh (RTX 40 Super) planeado para o final deste ano, ou início de 2024. Altura em que a NVIDIA deverá posicionar as novas placas gráficas no preço das atuais, enquanto os modelos ainda existentes no mercado baixam de preço de forma muito significativa.

Mas, faltando ainda tanto tempo para o lançamento de uma nova geração, é possível que os planos mudem até lá. Especialmente se a NVIDIA não conseguir replicar o sucesso de outros lançamentos com o refresh ‘Super’ que aí vem.

Em suma, quer boa performance a bom preço? É melhor voltar para a cama para sonhar, porque a realidade é cada vez mais desapontante.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados