NVIDIA RTX 3080 Ti lançada no dia 18, nas prateleiras dia 26

A placa gráfica GeForce RTX 3080 Ti é muito provavelmente o segredo mais mal escondido da NVIDIA. Afinal de contas, já sabemos da sua existência desde o final do ano passado.

Curiosamente, é uma placa gráfica que tem sido modificada quase todos os meses, ao contar com especificações diferentes. Especialmente no que diz respeito à capacidade de memória GDDR6X. Sendo essa a grande razão pela qual a placa foi adiada tantas vezes.

Aliás, a NVIDIA chegou a produzir GPUs para esta placa, que mais tarde acabou por adaptar para a RTX 3090. Isto depois de uma nova mudança repentina nas especificações esperadas da placa ‘Ti’. (Link)

Entretanto, parece que finalmente está tudo resolvido e finalizado! Como tal, temos finalmente uma data de lançamento e de chegada às lojas. Aqui temos de ter em conta que esta RTX 3080 Ti já vem com a nova limitação ‘anti-mining’. Por isso, é possível que não desapareçam tão rapidamente como a restante gama. Algo que poderá afetar o seu preço de mercado, mas isto é algo que ainda vamos ter de esperar para ver.



NVIDIA RTX 3080 Ti lançada no dia 18, nas prateleiras dia 26

RTX 3080 Ti lançada

Portanto, depois de vários adiamentos, tudo indica que a RTX 3080 Ti vai ser anunciada pela NVIDIA no dia 18 de Maio! Entretanto, as primeiras reviews devem chegar à Internet no dia 25, com a placa a ficar disponível para compra no dia seguinte, dia 26 de Maio.

Na sua base, a RTX 3080 Ti é uma placa desenhada para competir diretamente com a RX 6900 XT da AMD. Por isso, é baseada no mesmo GPU GA102 que dá vida às ‘irmãs’ RTX 3080 e RTX 3090. Contando assim com 10240 núcleos CUDA, 320 núcleos Tensor, 80 núcleos RT, 320 TMUs, 112 ROPs bem como 12GB de memória GDDR6X (19 Gbps) num bus de 384-bits.

Quanto ao preço, é esperado que seja muito similar ao da AMD Radeon RX 6900 XT. Curiosamente, como resposta a este lançamento, a AMD lançou versões mais rápidas da sua placa topo de gama, na forma de edições especiais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também