NVIDIA vai ter placas RTX 30 ‘Super’. Pois… A AMD também!

Tanto a NVIDIA como a AMD, já tiveram tempo para lançar a totalidade das suas gamas de placas gráficas RTX 30 e RX 6000. Claro que no nosso lado, o do consumidor, a coisa continua um pouco complicada, devido à crise de produção que teima em não desaparecer, que por sua vez resultou numa oferta significativamente mais baixa relativamente à procura… Um fenómeno que resultou em preços estupidamente altos, que ainda hoje permanecem.

No entanto, apesar de tudo isto, tudo indica que ambas as empresas estão a planear o lançamento de um refresh às suas gamas. Algo que poderá mudar um pouco o jogo!

NVIDIA vai ter placas RTX 30 ‘Super’. Pois… A AMD também!

Super AMD

Portanto, há algumas semanas atrás, ficámos a saber que a NVIDIA já está a preparar o lançamento de uma nova gama de placas ‘Super’. Ou seja, uma repetição do que aconteceu com as RTX 20 Super.

O que não estávamos à espera, era que a AMD fizesse algo muito similar! Ao fim ao cabo, acabaram de aparecer 17 novos PCI IDs nas drivers das placas Radeon da empresa, para o Sistema Operativo Linux. O que claro está, não confirma nada, mas dá a ideia que vamos ter um refresh Navi 2x. (Atenção, estes IDs podem servir para teste. Não significa que a AMD lance 17 novas placas gráficas!)

Entretanto, ao nível da produção, é provável que as novas placas gráficas sejam baseadas no processo de 6nm, em vez do ‘velhinho’ de 7nm. O que também abre as portas a mais stock de basicamente… Tudo, para a AMD. Afinal, tudo o que a AMD tem lançado nos últimos tempos, tem sido baseado no processo de 7nm. Onde também temos de incluir os SoC que dão vida às consolas de nova geração. Por isso, com a entrada em cena de um novo processo de produção, é muito provável que a AMD ganhe uma outra agilidade, ou seja… Muito mais stock de componentes!

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!