Se achavas que o mercado de placas gráficas nunca voltou ao normal depois da crise do mining de criptomoedas, prepara-te. Segundo novos rumores vindos da cadeia de distribuição, a NVIDIA está a planear aumentar de forma clara a produção das RTX 5060 e RTX 5060 Ti com apenas 8 GB de VRAM, ao mesmo tempo que reduz drasticamente a oferta das versões com 16 GB.
Sim, em pleno 2026, estamos a andar para trás. Algo curioso, porque na prática, a NVIDIA nem está a sofrer tanto como as outras empresas. Isto porque assegurou todo o stock de memória RAM que precisava muito cedo, e antes desta escalada dos preços.
É apenas… Uma jogada para aumentar margens.
8 GB volta a ser o “normal”. Porque dá mais jeito à NVIDIA

Ao que tudo indica, a NVIDIA está a ajustar a estratégia de fornecimento da série RTX 50 por um motivo simples: falta de memória que se vive no mercado. Ou seja, com os preços da VRAM a dispararem e a indústria completamente focada em IA, manter GPUs com 16 GB tornou-se menos interessante do ponto de vista financeiro.
Resultado?
- A RTX 5060 8 GB deverá passar a ser o modelo com maior volume de produção.
- A RTX 5060 Ti 8 GB também terá prioridade clara face à versão de 16 GB.
- As RTX 5060 Ti 16 GB e RTX 5070 Ti 16 GB vão ser cortadas em força no mercado.
Ou seja, quem quiser mais VRAM vai ter menos opções, menos stock e preços mais altos.
Jogar em 2026 com 8 GB? Boa sorte
A narrativa oficial até pode ser a de que “8 GB ainda chega para gaming”, mas quem acompanha o mercado sabe que isso já não é verdade em muitos casos. E de facto chega, mas tens de andar a mexer nas definições gráficas.
Afinal de contas, jogos recentes continuam a aumentar o consumo de VRAM, especialmente em resoluções acima de 1080p, com texturas decentes e ray tracing ligado.
Mas isso parece irrelevante quando o objetivo passa por escoar inventário mais barato de produzir.
Construir um PC gaming está cada vez mais difícil
No fim do dia, quem paga a conta é sempre o mesmo. Tu… Que és o consumidor. Menos escolha, e mais dinheiro a sair da carteira. Curiosamente, isto também significa que vais ter de atualizar o teu PC dentro de menos tempo, por isso, é sempre dinheiro que entra no mercado.

