NVIDIA está com problemas na nomenclatura da nova geração

Caso não saiba, as arquiteturas gráficas da NVIDIA têm um sistema de nomes muito interessante, com a gigante Norte Americana a utilizar sempre, ou quase sempre, nomes que são referências à ciência, ou ao mundo da computação.

Dito tudo isto, a próxima geração vai ter o nome de “Hopper”! (Uma referência a Grace Hopper, uma pioneira no mundo da engenharia informática). 

NVIDIA está com problemas na nomenclatura da nova geração

Portanto, como dissemos em cima, a arquitetura Gráfica Hopper da NVIDIA, deveria ser uma referência a Grace Hopper, a cocriadora do UNIVAC (o primeiro computador eletrónico), cocriadora da linguagem COBOL, e na verdade, a principal responsável pelo termo ‘bug’.

É um nome que a NVIDIA tentou registar em 2020, para servir como sucessor ao atual nome Ampere, que descreve a atual gama de placas gráficas RTX 30 da empresa.

O problema é que o nome ‘Hopper’ também é utilizado pela Dish Network, em vários dos seus produtos. Um problema, apesar do facto da Dish utilizar a nomenclatura, como algo muito mais ‘jovial’. Visto que o seu uso serve principalmente para descrever os saltos de um canguru.

Assim, depois de várias ‘pausas’, a pedido de ambas as empresas, para chegarem a acordo… As coisas estão a chegar a um ponto, em que a NVIDIA simplesmente não tem mais tempo a perder! Isto, se por ventura quiser apresentar a sua nova arquitetura na GTC 2022, em Março. (Feira que marca os 2 anos da arquitetura Ampere)

Entretanto, quanto à arquitetura propriamente dita, tudo indica que o GPU GH100 vai ter um tamanho de quase 1000 mm2! Contando com 288 SMs, ou seja, 2.6x mais núcleos de processamento, comparativamente ao GA100, o GPU mais poderoso da arquitetura Ampere.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado na nova arquitetura da NVIDIA, seja ela qual for? Partilhe conosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.