NVIDIA não vai lançar novas placas em 2021. Chance para a AMD?

A NVIDIA aproveitou a GTC 2021 para falar um pouco sobre os seus planos a longo prazo, detalhando alguns lançamentos até 2025, onde até podemos ver uma nova aposta no mundo dos CPUs, que deve meter a Intel e AMD em bicos dos pés, em sobreaviso.

Dito tudo isto, parece também agora claro que não vamos ter qualquer refresh ou lançamento de placas completamente novas em 2021. O que muito provavelmente se deve ao impacto da pandemia da produção e distribuição de semicondutores.

Ou seja, é provável que não existam placas gráficas RTX 30 Super na segunda metade do ano, com a arquitetura ‘Ampere Next’ agendada apenas para 2022.

Dito tudo isto, será que a AMD vai aproveitar para lançar novas placas Radeon RX em 2021, de forma a tentar ficar à frente da rival em performance?



NVIDIA não vai lançar novas placas em 2021. Chance para a AMD?

NVIDIA novas placas

Portanto, entre agora e 2025, a NVIDIA está a planear lançar seis novas gerações de produtos. Entre as quais podemos encontrar duas novas arquiteturas gráficas com datas de lançamento esperadas para 2022 e 2024. (Ampere Next e Ampere Next Next).

Ou seja, isto indica que a NVIDIA vai apostar tudo o que tem num aumento de produção e melhoria dos yields junto da Samsung para levar mais placas RTX 30 para o mercado. Um lançamento de grande sucesso, mas que está a ser manchado pelo atual estado do mundo do mining, e crise de produção de semicondutores.

No entanto, isto também traz uma nova oportunidade para a AMD, que no ano passado afirmou que iria lançar uma nova gama de produtos por ano. Será que a rival da NVIDIA vai avançar com novas placas gráficas de forma a aproveitar a ‘pausa’? Obviamente que a crise continua acentuada, e que não irá existir grande quantidade de produto. Contudo, a AMD pode fazer a jogada apenas e só para dizer que tem as placas mais rápidas do mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também