Caso não saiba, a NVIDIA juntou-se à MediaTek de forma a desenvolver e lançar uma alternativa real, e talvez até mais interessante, que tudo aquilo que a AMD, Intel e Qualcomm têm para oferecer no mercado atual.
Estas duas empresas querem dominar o mercado, e como tal, não estão para brincadeiras.
NVIDIA + MediaTek: Primeiro processador aparece já em 2025!
Portanto, como deve saber, a Qualcomm já deu imenso que falar em 2024, graças ao lançamento dos seus Snapdragon X Elite, processadores ARM pensados para o mundo dos portáteis. Esta é a primeira lufada de ar fresco no mundo da computação mobile (PC) há vários anos, a fazer lembrar um pouco daquilo que a Apple fez quando abandonou a Intel para desenhar os seus próprios processadores.
Afinal de contas, estamos a falar de portáteis com níveis de performance muito elevados, capazes de também oferecer uma autonomia de bateria que pura e simplesmente não existia no mercado.
Entretanto, este é um mercado com uma gigantesca margem de progressão, e como tal, a MediaTek e NVIDIA querem tentar começar a fazer já das suas, isto enquanto a Inteligência Artificial ainda não é algo assim tão comum quanto isso.
Quão poderoso vai ser este processador?
Bem, a MediaTek sabe o que anda a fazer no lado do ARM como podemos ver pelos seus mais recentes SoC Dimensity para o ecossistema Android. Por sua vez, se há empresa que sabe o que está a fazer no lado da computação gráfica, é a NVIDIA.
A parceria entre as duas tem tudo para correr bem, existindo até espaço para uma completamente revolução daquilo que é um computador portátil. Ao trazer grandes resultados em 3 pontos importantes. Performance do CPU, Performance do CPU, e claro, muita e boa performance na parte da AI! Não fosse a NVIDIA a rainha deste mundo na atualidade.
Aliás, ao que tudo indica, este processador já vai sair das linhas de 3nm mais otimizadas que a TSMC tem para oferecer. Por isso, performance e eficiência, é o que não deverá faltar.
A data de lançamento está marcada para o início de 2025. Por isso, deve ser provável que existam algumas surpresas na CES 2025, logo em Janeiro.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Está a gostar de ver mais empresas a entrar no mundo dos computadores. De forma a bater o pé a tudo aquilo que a AMD e Intel andam a fazer? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.