NVIDIA já tem resposta para o AMD Smart Access! (Só para as RTX 30)



A AMD fez manchetes quando apresentou o seu SAM (Smart Access Memory) que muito resumidamente oferece a possibilidade ao processador de ter acesso a uma maior quantidade da memória GDDR6 da placa gráfica.

No entanto, o SAM da AMD obriga ao uso de CPU AMD, Motherboard AMD, GPU AMD, tudo de última geração. Já no caso da alternativa da NVIDIA, a coisa já não é tão exigente, visto que apenas precisa de uma placa gráfica e motherboard com suporte à tecnologia.

Nota: A grande maioria das fabricantes de motherboards como a ASUS, Gigabyte e MSI, estão a lançar atualizações para ativar a funcionalidade em modelos mais antigos!



A NVIDIA já tem resposta para o AMD Smart Access! Mas só para as RTX 30

NVIDIA Smart

Portanto, a NVIDIA anunciou ontem o ‘roll-out’ da sua implementação da funcionalidade PCI-SIG Resizable base-address register (BAR) para alguns produtos GeForce.

Dito isto, como mencionámos em cima, é uma ‘novidade’ que possibilita ao processador ver a totalidade da memória de vídeo da placa gráfica, em vez de a ver em segmentos de 256MB. É uma técnica que ajuda algumas workloads de renderização 3D, desde que o motor de jogo suporte e esteja otimizado para a tarefa. (Ou seja, nem sempre resulta num aumento de performance em jogo.)

Entretanto, parece que apesar de a funcionalidade não ser assim tão recente, visto que já faz parte do standard PCIe há alguns anos… Apenas as mais recentes placas gráficas RTX 30 (desktop e mobile) irão receber o suporte à tecnologia. Por isso, se por ventura tem uma RTX 20 na sua máquina, pode esquecer esta nova tecnologia do mundo do gaming.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte



mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também