O NVIDIA GPP está a afetar o mercado de placas gráficas!


Por em

Talvez já não se lembre do NVIDIA GPP, um protocolo que a gigante das placas gráficas ‘obrigou’ os seus parceiros a assinar, garantindo que as suas gamas ‘Gaming’ ficariam exclusivas para as placas GeForce.

É verdade que este ‘acordo’ não chegou a durar um mês, mas parece ter sido o suficiente para afetar o mercado, que diga-se de passagem, já é uma coisinha bastante frágil.

Isto para dizer que, é possível encontrar agora duas placas gráficas, feitas pelo menos fabricante, na mesma fábrica, com preços muito diferentes.

No site Newegg, é possível encontrar a ASUS ROG Strix Radeon RX Vega 64 por 589$. Placa fabricada antes da implementação da sub-marca ‘AREZ‘ da ASUS, devido ao NVIDIA GPP.

Pois bem, a placa gráfica AREZ Strix Radeon RX Vega 64, custa 749$ no mesmo site! Mais 160$ só por causa daquilo que é basicamente um autocolante com um nome diferente!

NVIDIA GPP

O site ‘TechPowerUp’ que encontrou esta situação, prontamente falou com a loja porque afinal de contas isto apenas podia ser um erro.

O suporte da ‘Newegg’ disse que iria verificar… No entanto, passou uma semana, e os preços não mudaram!

O protocolo de parceiros da NVIDIA afetou o mercado, e não foi de uma maneira positiva… Ao obrigar os seus parceiros a manter as suas sub-marcas gaming (ROG, Aorus, MSI Gaming, etc) exclusivas à NVIDIA, forçou-os a mudar os seus produtos AMD Radeon! Ficando a AMD em desvantagem.



A NVIDIA eventualmente cancelou este plano! Mas não antes de alguns parceiros como a ASUS e a MSI já terem modificado as gamas de produtos.

Temos agora o exemplo desta placa AREZ AMD Radeon Vega 64… Que acaba por ser um monstro demasiado caro, que apenas chegou ao mercado por ser demasiado tarde para cancelar.

O que acha disto? As jogadas da NVIDIA só afetaram o bolso de quem menos culpa tem… O consumidor!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Gigabyte lança suas primeiras fontes de alimentação AORUS!

Bicicleta avariada? Instale o Biklio no seu smartphone

Seguinte