NVIDIA começou a olhar para a Intel. Para quê!?

A TSMC está a ficar demasiado complexa e cara para as grandes empresas do mundo dos chips, e por isso, é muito provável que as coisas comecem a mudar nos próximos tempos, à medida que outras grandes fabricantes começam a evoluir, e a tentar roubar alguma da quota de mercado que a gigante de Taiwan tem vindo a colecionar.

Dito isto, uma das grandes empresas que pode vir a sair da carteira de clientes da TSMC é a NVIDIA, isto já com a sua próxima geração de placas gráficas. Para as mãos da Samsung? Não! A NVIDIA quer fazer uma parceria com a Intel. Parece estranho? Sim, mas não é!

NVIDIA começou a olhar para a Intel. Para quê!?

Portanto, foi o próprio CEO da NVIDIA que meteu a hipótese em cima da mesa, mencionando a grande evolução que a Intel tem feito nas suas linhas, principalmente após o anúncio do projeto Intel Foundries.

Qual é a razão para a mudança? Bem, preço, e claro, volume. A NVIDIA está a olhar com olhos muito gulosos para a revolução do IA, e por isso, precisa de uma parceria menos complexa, menos cara, e com muita força de produção. Assim, depois de um abandono à Samsung nos últimos anos, e uma relação complicada com a TSMC que passa a vida a vender a grande maioria da sua quota de produção mais avançada a parcerias endinheiradas como a Apple, a NVIDIA vê com bons olhos uma nova parceria, que inicialmente pode não ser tão boa, mas pelos vistos tem um extremo potencial de crescimento.

- Advertisement -

Claro que tudo isto pode ser uma estratégia para meter alguma pressão em cima da TSMC, mas, muito honestamente, também seria positivo para o mercado ver algumas marcas a abandonar a TSMC, de forma a criar alguma rivalidade e concorrência no mundo dos chips. Afinal, quanto todas as marcas querem a mesma linha de produção, é natural que os preços aumentem, algo terrível para nós, os consumidores. (Isto já para não falar das tensões entre China e Taiwan!)

Entretanto, caso não saiba, a Intel está neste momento a trabalhar em vários processos de produção. Como é o exemplo dos Intel 4, Intel 3, 20A, 18A, etc… Por isso, o que não faltam são alternativas para um futuro breve.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.