NVIDIA acusada de ser um cartel de placas gráficas.

A empresa que mais tem vindo a ganhar com a loucura da Inteligência Artificial, é a NVIDIA! Basta olhar para a valorização da empresa em bolsa para tirar esta mesma conclusão, com uma subida vergitinosa nos últimos 3~4 anos.

Porém, é também um crescimento que parece estar a ter uma grande ajuda da sua estratégia de mercado um pouco “cinzenta”, que anda a limitar o envio de placas gráficas para o mercado de forma a manter os preços altos, ou no caso da inteligência artificial, extremamente altos.

Na verdade, é a mesma exata estratégia que temos visto no mundo das placas gráficas tradicionais para jogos, porém, levada ao extremo. Uma estratégia que pode vir a ficar mais pesada na próxima geração, visto que a AMD não vai lançar nada na gama alta, e claro, a NVIDIA já avisou que vai ter fraco stock nos primeiros meses do ciclo de vida das RTX 50.

NVIDIA acusada de ser um cartel de placas gráficas.

rtx, nvidia, placa gráfica

Portanto, o que é um cartel esta situação? É muito simples! Neste caso, um cartel é uma entidade (empresa) com o objetivo de manipular o mercado e custo dos materiais para o seu próprio bem.

- Advertisement -

De forma mais concreta, estamos a falar de pequenas coisas como o GPP de 2018, que por sua vez obrigava a uma exclusividade de parceiras de produção e distribuição com a NVIDIA, que entretanto foi “anulado” devido às críticas muito públicas, mas que ainda assim, na realidade, ainda continua muito ativo.

Envio muito limitado de stock de produto para o mercado, para tentar manter a procura alta e a oferta baixa.

Aliás, para levar o segundo ponto ao exagero, existem agora indícios de que no gigantesco mercado de Inteligência Artificial, existem várias parceiras a fazer encomendas milionárias à NVIDIA, mas esta, apesar de ter stock em armazém, prefere adiar as datas de envio apenas e só para criar um sentimento de escassez.

Ou seja, a NVIDIA está a ser cada vez mais a entidade que controla tudo! Os preços, a disponibilidade etc… Isto em mais que um mercado.

A NVIDIA controla cerca de 80% do mercado de desenvolvimento IA. O que lhe dá um poder quase absoluto sobre aquilo que está a acontecer, ou pode vir a acontecer, em termos de novos produtos ou funcionalidades.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.