NVIDIA RTX 40: Adeus Samsung! Olá 5nm da TSMC!

Caso não saiba, a NVIDIA sempre foi muito “amiga” da TSMC, produzindo muitas e boas placas gráficas nas suas linhas. No entanto, com o lançamento das RTX 30 ‘Ampere’, a gigante das placas gráficas viu-se obrigada a abandonar a antiga parceira, para tentar uma nova relação com a Samsung.

Algo que primeiramente correu mal, devido a um baixo nível de produção nas linhas de 8nm da gigante Sul Coreana. Depois melhorou bastante, porque o acordo da NVIDIA com a Samsung é muito mais lucrativo. Mas no “bigger picture”, a ida para a Samsung pode muito bem ter trazido mais aspetos negativos do que positivos… Por isso, está na hora de voltar para os braços da TSMC!

NVIDIA vai abandonar a NVIDIA para voltar aos braços da TSMC!

Portanto, um dos ‘leakers’ mais famosos do mundo NVIDIA, acabou de confirmar que a próxima geração de placas gráficas da empresa vai ser (pelo menos na sua maioria) produzida nas linhas de 5nm da TSMC. Estamos a falar da nova arquitetura Ada Lovelace, que deve dar vida às novas RTX 40.

Além disto, parece que a data de lançamento destas placas também foi antecipada, tudo devido a algum medo que a AMD seja capaz de lançar uma arquitetura realmente competente, com muito stock de produto, vários meses antes que a NVIDIA fosse capaz de responder.

Será que a NVIDIA perdeu fé nas capacidades da Samsung?

Afinal de contas, mesmo que o laço negocial entre a NVIDIA e Samsung não se perca, tudo indica que as novas RTX 40 de gama alta vão ficar para a TSMC, enquanto as versões de gama baixa ficam nas mãos da Samsung. Problemas de confiança? Incapacidade de se manter competitiva face à TSMC? Muitas perguntas, mas tão poucas respostas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha uma boa ideia voltar para a TSMC? Partilhe connosco a sua opinião.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!