Desde deixar o carro engatado num semáforo até carregar na embraiagem numa subida, a forma como conduz o seu carro com mudanças manuais afeta significativamente a sua vida útil. Para preservar a sua caixa de velocidades e a sua embraiagem, poderá ter de desaprender algumas coisas que tem vindo a fazer. Assim nunca faça estas coisas num carro com mudanças manuais!
Estar com as mudanças engatadas nos sinais
Todos sabemos que não se deve fazer. No entanto há pessoas que esperam nos semáforos com a mudança engatada e com o pedal da embraiagem pressionado. Pois bem, para além de se cansar, está também a sobrecarregar desnecessariamente a embraiagem.
É muito melhor colocar o carro em ponto morto e acionar o travão de mão para o manter parado.
Quando se coloca o carro em ponto morto, a embraiagem é poupada a um desgaste desnecessário.
Apoiar a mão na alavanca das mudanças
Quando muda de velocidade, provavelmente não pensa duas vezes no que está a acontecer nos bastidores da caixa de velocidades manual.
Mas sempre que muda de velocidade, um garfo seletor no interior da caixa de velocidades entra em contacto com peças rotativas para selecionar a mudança.
Apoiar a mão na alavanca das mudanças quando esta está engrenada pode fazer com que, involuntariamente, exerça pressão sobre o garfo seletor e outras peças internas.
A longo prazo, este hábito pode acelerar o desgaste dos componentes da caixa de velocidades, conduzindo a engrenagens ruidosas ou a um estalido ou a uma possível falha na seleção de uma mudança.
Quando tiver mudado de velocidade, tire a mão e volte a colocá-la no volante.
Por razões de segurança, ambas as mãos devem estar no volante tanto quanto possível.
Utilizar a embraiagem para manter o carro numa subida
Se tiver de parar enquanto sobe uma colina, tem de se certificar de que o seu carro não começa a andar para trás. Muitos condutores fazem-no agarrando-se ao ponto de pressão da embraiagem para se manterem firmes na inclinação. Mas, ao fazê-lo, está a queimar o material de fricção do disco de embraiagem, uma vez que a embraiagem estará a rodar a uma velocidade enquanto a placa de pressão do motor se move a outra.
Além disso, pode acabar por bater em alguém que vem atrás, se não encontrar o ponto de embraiagem a tempo. Se tiver de parar, acione o travão de mão para manter o carro parado até ser altura de arrancar.
Atualmente, muitos carros manuais vêm com tecnologia de assistência em subidas e esta é sempre a melhor solução.
Esta tecnologia mantém o carro parado durante alguns segundos depois de soltar o travão, dando-lhe tempo para carregar no acelerador sem que o carro volte para trás.
Apoiar o pé no pedal da embraiagem
Alguns condutores têm tendência para conduzir com o pé apoiado no pedal da embraiagem. Isto pode fazer com que o rolamento de libertação da embraiagem esteja em contacto com a tampa da embraiagem, criando fricção quando não é necessário e, com o tempo, provocando ruídos e avarias na embraiagem, o que constitui uma reparação dispendiosa.
Isto não só provoca o desgaste prematuro da embraiagem, como também reduz a eficiência do combustível.
Desengatar o carro para poupar combustível
Costumava ser uma prática comum tentar poupar combustível conduzir com o carro desengatado. No entanto o sistema de combustível dos carros modernos significa que a marcha lenta já não é benéfica para a eficiência energética.
Além disso, também não é seguro, pois não se tem controlo total sobre o carro quando este está em ponto morto.
Significa que não pode acelerar subitamente para sair de uma situação difícil e que perde o travão motor, correndo o risco de sobreaquecer os travões em descidas.
Soltar a embraiagem demasiado cedo
Idealmente, quer que o seu carro ande o mais suavemente possível. Soltar a embraiagem demasiado cedo fará com que o seu veículo dê um solavanco, colocando uma pressão excessiva no motor e na transmissão. Isto sobreaquece a embraiagem, o que pode causar danos graves ao longo do tempo.
Agora já sabe as coisas que não deve fazer num carro com mudanças manuais para que ele dure o mais tempo possível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!