Novos planos Europeus ameaçam continuidade e conveniência nas compras online


Por em

A Visa emitiu hoje um parecer às novas regras Europeias sobre comércio eletrónico, alertando que estas ameaçam seriamente interromper as compras online e agravar a conveniência dos consumidores.

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) apresentou recentemente propostas para a forma como irá implementar o chamado sistema de autenticação forte do cliente (SCA). Os planos incluem uma abordagem “one size fits all“, onde cada transação online acima de €10 irá exigir etapas adicionais no checkout, como a introdução de passwords, códigos ou o uso de um leitor de cartão.

Uma pesquisa independente efetuada para a Visa, levada a cabo junto de consumidores de cinco países Europeus, demonstra o potencial impacto destas mudanças.

Na prática, as propostas apresentadas significariam:

  • O fim dos express checkouts online. Isto inclui checkouts de um só clique, mesmo em lojas onde os consumidores fazem compras regularmente, e o fim dos pagamentos rápidos e automáticos nas aplicações onde os cartões já estão associados. A Visa estima que metade dos consumidores Europeus que fazem compras online sejam afetados. A pesquisa revelou que quase dois terços (61%) abandonaria a compra se mais etapas forem adicionadas ao processo de checkout e de pagamento quando compram online.
  • Reduzido acesso a compras online fora da Europa. As propostas significam que os websites internacionais terão que seguir as novas regras Europeias ou as compras serão automaticamente declinadas. A Visa estima que um total de €6 mil milhões em pagamentos possam ser impactados, representando dois terços de todas as transações Europeias em sites internacionais. A pesquisa demonstra que 51% dos consumidores compram hoje online a retalhistas fora da União Europeia.
  • Longas filas e problemas no uso de cartões em locais como portagens e parques de estacionamento, onde a introdução do código PIN já não é necessária hoje. Em França, tal afetaria mais de 500 milhões de viagens por ano.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Vodafone celebra a magia das relações humanas neste Natal

Priberam enriquece língua portuguesa com mais vocábulos

Seguinte