Novos 360 Q5 e 360 Q5 Plus introduzem segurança por hardware e câmaras duplas


Por em

Agora conhecida como 360 Mobiles, um nome bem mais sonante e ocidental que o anterior QiKu, a marca Chinesa acaba de anunciar os seus smartphones mais ambiciosos de sempre, na figura dos 360 Q5 e 360 Q5 Plus.

De destaque em ambos os dispositivos é a encriptação por hardware. A 360 Mobiles declarou que o chip é de qualificação militar, mas é possível que se trate da encriptação por hardware que o Snapdragon 820 já oferece. No caso do Snapdragon 652, já não temos tantas certezas.

Neste sentido, ambos os 360 Q5 oferecem algumas opções de segurança ao nível do Samsung Galaxy Note 7, o que é de gabarito.

Nomeadamente, os telemóveis terão um espaço privado independente do armazenamento principal, de dados encriptados, onde será possível instalar apps. Mas será que o quereremos?

Outras funcionalidades incluem captar imagens de um potencial ladrão, ou bloquear o telemóvel se houver informação a ser extraída. Ao mesmo tempo, gravações sem o nosso consentimento são apagadas. Finalmente, chamadas e SMS são codificadas para maior segurança.

Passemos então às especificações, onde se percebe que estes dispositivos são flagships, quer na forma, quer no conteúdo.

Ambos os dispositivos partilham uma configuração com três câmaras de 13MP. Na traseira, um dos sensores é monocromático, e a 360 Mobiles indica que poderão captar filmes 3D, embora não consigamos de momento compreender através de que técnica o farão. A câmara da frente conta com flash, o que faz destes dispositivos uma proposta muito interessante para os selfies.

Nas diferenças, o 360 Q5 é mais pequeno. O ecrã é de 5.5 polegadas FHD, e o processador é um Snapdragon 652 com 4GB de RAM. Se estes dados são desde logo interessantes, o que dizer do armazenamento interno de 128GB?

A bateria terá 3200mAh.

O 360 Q5 Plus é um caso completamente diferente. O dispositivo não é apenas mais poderoso em virtude do Snapdragon 820 com 4 ou 6GB de RAM, mas porque troca as memórias de 128GB eMMC 5.1 do Q5 por unidades UFS 2.0 mais rápidas.

O ecrã aumenta para as 6 polegadas, mas mantém a resolução, enquanto a bateria aumenta para 3700mAh.

A construção de ambos os dispositivos é em metal, e não convém esquecer que possuem entradas USB-C, só para o caso de querermos começar a investir em auriculares sem jack. De relevo é que existirá uma versão especial com revestimento anti-bacteriano.

A 360 Mobiles pode não ser dos nomes mais famosos no mercado, mas mostra ter o arrojo para se diferenciar. Quando as marcas arriscam a este nível, é sempre interessante e os consumidores são quem em última instância sai beneficiado.

Os preços para tantas características de topo começam nos $391.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Conheça os Sony Xperia que vão receber o Android Nougat

Estes são os segredos que tornam a Microsoft HoloLens incrível

Seguinte