Novo Windows 10 tem uma novidade maravilhosa nos drivers!

Os controladores, ou se preferir, os drivers, são algo essencial para qualquer sistema operativo. Afinal, são eles que nos permitem tirar partido de todos os componentes, periféricos e acessórios que temos no computador. Por defeito, o Windows 10 chega com um conjunto de drivers genéricos para o monitor, ligações wireless, bluetooth, teclado, rato e outro hardware. Ora o Windows descarrega e instala os drivers de forma automática através do Windows Update. No entanto, nem sempre correspondem à última versão. Em especial quando se tratam dos drivers das placas gráficas. Agora estas instalações vão ficar muito simples no novo Windows e isto é uma excelente notícia! Vamos então explicar como é que o novo Windows 10 vai lidar com os drivers.

Novo Windows 10 tem uma novidade maravilhosa nos drivers!

Para se instalar um driver manualmente, os utilizadores têm de abrir o gestor de dispositivos e localizar o equipamento que necessita dele. Assim que o encontram têm de usar o botão direito do rato e selecionar Propriedades. Depois surge a opção de atualizar o o controlador ou descarregar o ficheiro obtido no site do fabricante. Identificar o dispositivo correto pode ser outro problema.

Agora a Microsoft está a testar uma nova função. Permite aos utilizadores instalarem novos controladores, mesmo que antes não se tenha identificado o dispositivo. Para além disso também estão a ser lançadas novas opções. Tudo para sefiltrar a lista de drivers instalados e dispositivos.

Para instalar novos drivers basta dar um clique em Add Driver, ou adicionar controlador, como é possível ver-se no screenshot abaixo.

Novo Windows drivers

É importante destacar que esta função só funciona quando está a adicionar drivers a novos dispositivos. Ou seja, não pode utilizar para atualizar drivers existentes. Assim, nesse caso, terá de continuar a encontrar o componente que necessita de atualizar. Depois é só carregar na opção atualizar driver.

Tudo o que possa facilitar a vida dos utilizadores é bem vindo. Dito isto, facilitar a instalação de novos drivers é sem dúvida uma grande notícia.

O que acha disto? Conte-nos tudo!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

GTA V: 8 anos, 150 milhões de cópias e 6.4 biliões de dólares

Grand Theft Auto V foi originalmente lançado no dia 17 de Setembro de 2013! Ou seja, fez ontem 8 anos que o famoso jogo...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!