Até aqui todas as informações davam conta que a Microsoft estava muito ocupada com o desenvolvimento do novo Windows 10X. Trata-se de um novo sistema operativo simplificado cujo foco está em dispositivos com dois monitores. Agora, uma informação que começou a circular pela Internet dá conta que a Microsoft adiou este sistema operativo para além de 2020. Além disso, o Surface Neo, um PC com dois ecrãs que chegaria em meados do verão também foi adiado.
Novo Windows 10X e Surface Neo podem ter o futuro tremido
Aparentemente, a empresa está a voltar a concentrar-se nos dispositivos que têm apenas um ecrã. A fonte afirma que com esta crise do COVID-19 e com todos os problemas adjacentes as pessoas não estão propriamente viradas para estas novidades. Curiosamente, as novas informações não revelam nada acerca do Surface Duo com Android. É verdade que ainda pode chegar em 2020, mas é pouco provável. Afinal de contas este fabricante também está a ser afetado pelas quebras de proteção motivadas pelo novo coronavírus.
Curiosamente, o COVID-19 que pode levar ao adiamento do Surface Duo, foi também quem tornou possível a revelação deste equipamento. Em Março, devido a este surto, a Microsoft aconselhou os seus funcionários a trabalharem a partir de casa. Foi isto que levou o diretor sénior da Microsoft, Frank Shaw, a publicar uma foto do seu “escritório em casa” no Twitter. Eis que o Surface Duo estava bem ali, no canto inferior esquerdo da foto.
Quanto às especificações, este dobrável está equipado com o chipset Qualcomm Snapdragon 855. A isto juntam-se 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Mas podem existir outras variantes de RAM e armazenamento no futuro. Entretanto, o Surface Duo não suporta conectividade 5G, o que é pena, considerando que a maioria dos principais smartphones lançados recentemente possui suporte para a rede móvel da próxima geração.
Embora o Surface Duo vá ser muito interessante, o Surface Neo não fica nada atrás. É que este segundo equipamento revela as funcionalidades do Windows 10X. Possui dois ecrãs de 9 polegadas ligados através de uma dobradiça física.
Não havendo qualquer confirmação oficial por parte da Microsoft no que diz respeito a adiamentos resta-nos aguardar por mais informações.