Novo Windows 10: prepare-se para a maior revolução da Microsoft!

Ninguém duvida que o Windows é o sistema operativo mais utilizado em todo o mundo. Quer a nível empresarial, quer doméstico. No entanto e apesar desta taxa de utilização tão alta, muitas pessoas já estavam fartas que o Windows fosse sempre o Windows. A Microsoft não é parva e está a par disto. Aliás rapidamente percebeu que tinha de fazer alguma coisa para tornar o seu sistema operativo mais atrativo para todos os utilizadores. É por isso que está a preparar tudo para fazer um all-in com o novo Windows 10 e podemos mesmo dizer que é a maior aposta de sempre da Microsoft!

Novo Windows 10: prepare-se para a maior revolução da Microsoft!

Muitos têm a tendência de confundir o “novo Windows” com o Windows 10X mas estamos a falar de coisas diferentes. O sistema operativo a que as pessoas, incluindo a Microsoft, se referem como o novo Windows é a grande atualização que vai sair na segunda metade deste ano. O tal “Sun Valley”, também conhecido como 21H2.

Novo Windows 10 Microsoft

Este update é a forma que a Microsoft encontrou para dizer às pessoas que o Windows está de volta. Será muito mais poderoso em termos gráficos, nas funcionalidades e queira-se, ou não, vai se aproximar muito mais do macOS da Apple.

Primeiro limpa-se a casa e faz-se um sistema operativo mais clean. Depois chegam as funcionalidades.

No novo Windows 10 a Microsoft poderia limitar-se a fazer um querido mudei a casa, tratando apenas da componente estética e deixando todos os aspetos internos para depois. Colocava armários novos, mas depois voltava a colocar a tralha toda lá dentro. Mas não. A Microsoft preocupou-se em fazer uma operação que começa de dentro para fora.

Novo Windows 10 Microsoft

Quando compramos um computador novo, esperamos que ele venha de algum modo limpo e com poucas apps. No entanto, não é isso que acontece. Os equipamentos vêm cheios de tralha por cima do Windows 10, não só da Microsoft mas também de outros fabricantes. Mais do que isso. Até uma instalação nova vem com aplicações desnecessárias como o 3D Viewer ou o Paint 3D. Mas agora vamos ter um Windows 10 muito mais limpo!

É exatamente por esse motivo que a partir do Windows 10 versão 21H2, o 3D Viewer e o Paint 3D vão dizer adeus. No entanto, não se preocupe. Se é um criador vai poder continuar a descarregar estas aplicações a partir da Windows Store.

Novo Windows 10 Microsoft

A outra coisa que fica de fora são os objetos 3D. Era uma pasta vazia que estava localizada dentro da secção atalhos do explorador de ficheiros. Mais uma coisa de saída. Mas vão também desaparecer os links para a versão web do Office e a assistente virtual Cortana.

Entretanto teremos também várias otimizações nas apps existentes e melhorias no desempenho. Isto a nível interno.

Novidades a nível gráfico

Os cantos redondos vão chegar a várias partes do sistema operativo. Quanto às flutuações, a primeira é logo o menu Iniciar. Assim este menu vai parecer visualmente separado da barra de tarefas. Para além disso, o menu que surge quando usamos o botão direito do rato vai ter o mesmo efeito. Mas para além destas mudanças estéticas temos também as novas funcionalidades.

Novo Windows 10 Microsoft

Assim como acontece com o painel de controlo, a app de definições do Windows 10 está dividida em múltiplas categorias. Sistema, dispositivos, personalização, entre outras. Assim, pode carregar nessas categorias para encontrar as opções que deseja. Para além disso, também pode utilizar a pesquisa no topo da janela para encontrar mais rapidamente o que procura.

Novo Windows 10 Microsoft

Mas as mudanças vão muito para além disto. Vão chegar também a apps e às próprias definições do sistema operativo.

Dito isto, parece que o novo centro de ação do Windows 10X vai chegar ao Windows 10 Sun Valley. Basicamente temos um acesso rápido às notificações e definições.

Novo Windows 10 Microsoft

Tudo o que sejam janelas ou pormenores mais antigos, serão renovados. Este é sem dúvida um ponto de viragem e é por isso que muitos dizem que o novo Windows 10 é a maior revolução da Microsoft.

Novo Windows 10 da Microsoft: Magia com as placas gráficas

A Microsoft vai tornar a gestão de hardware do Windows 10 ainda mais poderosa. Mesmo ao nível das placas gráficas e posso dar um exemplo em concreto. No novo Windows vai ser possível gerir de forma eficaz múltiplas placas gráficas. Assim vai poder dizer que aplicações utilizam a gráfica menos poderosa e quais as que devem usar a mais poderosa.

Novo Windows 10 Microsoft

De facto, o novo Windows 10 deixa-nos a salivar e não duvido que esta revolução da Microsoft vai conseguir cativar todo o universo de utilizadores.

Já há críticas ao novo Windows? 

Como sempre, nada do que está para sair se livra de críticas.

A Microsoft vai trazer uma nova função que se chama Notícias e Interesses para a barra de tarefas. Isto significa que vamos ter um rápido acesso às notícias através de uns poucos cliques.

A nova função de Notícias e Interesses funciona por cima da pesquisa do Windows e da Cortana.

Assim deve disponibilizar conteúdos personalizados a cada utilizador.

Dito isto, o feed pode ser acedido quando passa o rato por cima do ícone do tempo na barra de tarefas. Deve chegar ativado por efeito no Windows 10. Entretanto, não pode remover o feed de notícias. Nem tão pouco desativado por completo. Tudo porque está enraizado no sistema.

Novo Windows 10 Microsoft

Entretanto a nova barra de tarefas dá acesso a conteúdos dinâmicos. Isto sempre que passa o rato por cima de um ícone. Mas há mais novidades. Pode optar por esconder as informações de meteorologia. Ou então usar um pequeno ícone para aceder ao feed. Também pode remover o ícone.

A Microsoft diz que os utilizadores podem navegar pelo feed para verem os principais destaques sobre tópicos populares. São eles desporto, clima, entretenimento, política e muito mais. Entretanto se não gostar do feed atual, pode abrir o MSN e alterar as suas preferências de conteúdo.

Novo Windows 10 Microsoft

Entretanto também pode personalizar as suas preferências de conteúdo ao dar um clique no botão de três pontos como refere o site Windows Latest. Por exemplo, pode escolher “Mais histórias como esta” ou “Menos histórias como esta”. Faz lembrar um pouco o Google Notícias. Também pode dar um clique no botão ‘x’ para fechar rapidamente o bloco de notícias e bloquear todos os conteúdos de um editor específico.

É tudo muito bonito mas isto vai trazer um problema…

Esta nova função pode acabar por atrasar o PC. A versão de teste do novo Windows já está nas mãos dos testers e já foi possível verificar-se que esta funcionalidade está sempre a verificar os feeds de notícias em segundo plano. Ora isto pode ocupar cerca de 150MB de memória a toda a hora. Para um mega-PC com muita memória, isto não será um problema. No entanto, para um equipamento mais modesto, isto poderá dar origem a muitas situações chatas. O resultado é uma grande pancada no desempenho!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA: Depois do DLSS, vamos dar as boas vindas ao DLAA!

Há alguns anos atrás, a NVIDIA lançou uma tecnologia revolucionária para a sua gama de placas gráficas GeForce RTX. Estamos a falar do DLSS...

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Intel Core i9-12900K bateu Ryzen 9 5950X em quase 40%!

A Intel está prestes a lançar uma nova geração de processadores, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11 por parte da Microsoft....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!