Samsung: novo sistema de realidade aumentada vem com nariz!

A Samsung está a desenvolver um novo headset de realidade aumentada topo de gama com a Google e a Qualcomm. Em agosto, as imagens do protótipo deste sistema foram divulgadas online, mostrando câmaras RGB de seguimento e um sensor de profundidade. Agora um novo rumor sugere que o dispositivo permitirá aos utilizadores cheirar ambientes e objetos virtuais. Vamos então olhar para o novo sistema de realidade aumentada da Samsung que vem com nariz.

Samsung: novo sistema de realidade aumentada vem com nariz!

De acordo com um tweet de um leakster de confiança e utilizador do X, @Tech_Reve, os auscultadores Samsung XR apresentarão uma densidade de píxeis ultra-alta de 3.000 ppi. Tal como os auscultadores Vision Pro da Apple, dizem que suportam o seguimento das mãos. Entretanto este sistema XR irá incorporar o cheiro para tornar tudo ainda mais real.

Não está claro se o dispositivo será capaz de detetar cheiros do ambiente real ou se contará com tecnologia de síntese avançada para produzir cheiros artificiais. Se for o último caso, seria um avanço significativo, uma vez que nenhuma grande empresa de eletrónica de consumo conseguiu adicionar uma replicação de cheiro funcional a um headset VR ou AR.

Espera-se que o headset funcione com um processador Qualcomm XR, ao contrário dos rumores anteriores de que o chip Exynos 2200 da Samsung o alimentaria. Também utiliza um sistema operativo desenvolvido em conjunto com a Google.

Também foi dito que o novo sistema será revelado no LSI Tech Day da Samsung. Este evento será realizado em 5 de outubro em San Jose, onde a empresa discutirá tecnologias futuras, como IA ou 5G.

Entretanto a Samsung não é estranha à indústria da realidade virtual. A empresa lançou vários modelos Gear VR de 2015 a 2017. Mas para isso era necessário um smartphone. Agora acredita-se que o novo sistema seja um verdadeiro dispositivo autónomo e não se limite apenas aos modelos Galaxy.

Juntamente com a Samsung e a Apple, a Microsoft é uma das empresas que mais investe no mercado de RA. Em 2021, conseguiu um contrato de 10 anos para fornecer estes equipamentos para os militares.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados