A ASUS e a Microsoft juntaram forças para lançar um dos produtos mais inesperados e ambiciosos do ano: a nova consola portátil ROG Xbox Ally. Uma consola portátil com ADN de PC, alma de Xbox, e claro, o selo da Republic of Gamers no lado do hardware.
Pois bem, agora já sabemos quando é que a máquina entra oficialmente em pré-venda: dia 20 de agosto, no arranque da Gamescom.
Segundo o famoso leaker bilbill-kun, tanto o modelo base como a versão mais potente “X” vão poder ser encomendados a partir desse dia, com entregas previstas para outubro de 2025.
Uma consola portátil… com espírito Xbox!
Este ROG Xbox Ally vai estar disponível em duas versões:
- ROG Xbox Ally – O modelo base traz um chip AMD Ryzen Z2A, com 4 núcleos Zen 2 e uma gráfica integrada RDNA 2 de 8 unidades de computação.
- ROG Xbox Ally X – com um Ryzen Z2 Extreme de nova geração: 8 núcleos Zen 5 e uma iGPU RDNA 3.5 muito mais capaz.
Isto significa que a versão mais potente vai conseguir correr jogos mais exigentes com maior fluidez e qualidade gráfica, o que à partida, a torna numa rival séria para qualquer consola portátil no mercado, e na verdade, qualquer consola de sala.
Preços? Barato? Claro que não.
A versão base vai custar 599 euros, enquanto a Ally X sobe aos 899 euros.
É um investimento considerável, mas há um detalhe que pode justificar o preço: esta é a primeira consola portátil com uma interface de gaming feita à medida do Windows.
Sim, ao contrário dos habituais menus genéricos do Windows 11, o Xbox Ally vai ter uma UI pensada para jogadores, tornando a navegação e gestão dos jogos muito mais intuitiva. Esta é a correção que o mercado precisava.
A Microsoft está a jogar em duas frentes?
Mais do que uma consola, o Xbox Ally representa uma nova estratégia da Microsoft. Ou seja, continuar a apostar no ecossistema Xbox. Porém, agora sem depender apenas da sua própria consola de mesa.
Em suma, a partir do dia 20 de agosto, o jogo muda.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!