O Renault Clio 2025, que está agora a chegar, apresenta um design renovado, tecnologia de ponta com o sistema OpenR Link e Google integrado, bem como motorizações mais eficientes, incluindo uma versão híbrida E-Tech, que é interessante mas sofre forte e feio com o sistema fiscal que temos em Portugal.
Dito isto, com encomendas já disponíveis e um lançamento europeu previsto para 2026, este novo modelo foca-se em sustentabilidade e desempenho, destacando-se por uma estética desportiva e uma maior dimensão. Vale a pena?
Novo Renault Clio: Nem parece um Clio? Já o conduzimos!

O novo Renault Clio é, na minha opinião, o Clio menos Clio de sempre. Esta é uma opinião que partilhei logo na altura do anúncio, e que ainda mantenho ao dia de hoje.
Ou seja, se porventura visse este carro na estrada, sem o “badge” nunca diria que era a nova geração do icónico carro. Provavelmente nem diria que era um carro Renault.
Isto não é positivo nem negativo, é a minha opinião.
Aliás, pessoalmente, achei o carro estranho quando o vi pela primeira vez, mas… Está a crescer. Acho o carro cada vez mais bonito, e é de facto uma aposta irreverente de uma Renault que está a crescer no mercado.
Ainda assim, a realidade é que a Renault decidiu mudar o design por completo, naquilo que é uma decisão muito arriscada.

Afinal, caso não saibas, o atual Clio continua a vender que nem pãezinhos quentes. Aliás, tem sido o automóvel mais vendido do mercado Europeu ao longo de 2025. É por isso que acho a ideia estranha… A Renault tem um carro que é um sucesso, foi renovado há qualquer coisa como 2 anos, e… Do nada, decidiu mudar tudo.
Pois bem, nós já o conduzimos em Cascais, onde foi o evento internacional de lançamento do carro.
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Novo Renault Clio: Nem parece um Clio? Já o conduzimos!

Mudar tudo quando a estratégia está a funcionar? Porquê!?
É uma ideia estranha, mas, num mercado cada vez mais dominado pelos SUVs, a realidade é que a Renault sentiu que tinha mudar antes que fosse tarde de mais. Ou seja, num mercado onde vários modelos icónicos começam a desaparecer, como é o caso recente do Focus, era necessário fazer algo antes que a tendência se invertesse.
Este novo Clio aparece nesta altura do campeonato, por isso mesmo.
Aliás, na realidade, é a mesma base de sempre, com várias melhorias em cima, e segundo as palavras dos responsáveis da fabricante Francesa, um exterior renovado “de borla”.
Motorizações

O Clio aparece com três motorizações distintas, porém, sem qualquer aposta no Diesel.
Ou seja, temos uma motorização Full Hybrid de 160cv potenciada por um motor a gasolina 1.8L, uma motorização mais simples TCe, e claro, aquela que mais vai surpreender em Portugal, a motorização a GPL ECO-G.
A híbrida pode parecer a mais interessante, mas é também aquela que mais vai sofrer com a fiscalização em Portugal, e como tal, vai ter vendas residuais na nossa região. Por isso, é muito provável que aquela que mais vai vender é mesmo a GPL. Até porque este combustível se apresenta cada vez mais como o sucessor espiritual ao Gasóleo.
Fiscalização absurda?

Sim, como podes ver em cima, os preços em Portugal começam nos 21.990€ para a versão Evolution com a motorização TCe 115. Não existindo ainda preços para a versão a GPL, que deverá chegar ao nosso mercado alguns meses após o lançamento inicial.
Mas, se optares pelo modelo Full Hybrid… O preço salta para os 28.990€. É um completo absurdo, porque já estamos a sair fora do segmento B para olhar para o segmento C.
Este valor deve-se à fiscalidade Portuguesa, que… Está presa ao passado.

Como estamos fartos de dizer, em Portugal, não se dá valor à eficiência do motor, nem se tenta perceber se este é ou não amigo do ambiente. Faz-se contas apenas e só pelo seu tamanho.
Isto significa que, como é um motor de 1.8L, leva uma penalização de 3838€, e além disso, também paga mais IUC anual. É uma proposta sem grande valor para o consumidor Português, o que é honestamente uma pena.
No fundo é um absurdo, que penaliza um motor de grande qualidade, nos “rouba” um bom carro, porque é de facto bastante mais eficiente que vários outros motores mais pequenos que andam pelo nosso mercado.
A Condução?

Aqui é um Clio. É um carro ágil, cheio de tecnologia, e agora ainda mais jovial graças ao seu design renovado e bastante mais “arriscado”.
Tivemos a oportunidade de conduzir a versão Sprit Alpine Full Hybrid, e só temos coisas boas a dizer. Sim, é verdade que não é um portento da dinâmica, e também se nota que é mais pesado graças ao motor maior e acréscimo da bateria de 1.4kWh.
- Nota: Acredito que nas versões TCe e ECO-G o carro se vai sentir bastante mais leve, devido à motorização mais simplificada.
Mas, é apontado, responde bem, e agora até tem uma função Smart que aprende com a tua condução.
Ou seja, se andas sempre à vontade e de vez em quando és mais exigente, não precisas de andar à procura da opção Sport. O carro percebe o que estás a fazer, e quando pedes mais, ele muda automaticamente para Sport. Quando voltas a relaxar… Vais novamente para o Eco ou Comfort.
É inteligente, e habituas-te muito rapidamente. Além de tudo isto, é uma excelente forma de poupar combustível. No meu caso, que tenho um pé muito pesado, fiz uma média de 4.5L em percursos mistos. Muito bom.
Conclusão
Irreverente, diferente, e uma aposta que tem tudo para correr bem.
Não sei se os consumidores que normalmente escolhem o Clio, vão optar por “este” Clio. Mas, a ideia aqui é também ir um pouco mais além. Ou seja, a quem normalmente não olharia para este tipo de carro.
O carro é bonito, está cheio de tecnologia, e fora a versão Híbrida, tem preços muito interessantes. Por isso, é esperar para ver o que isto vai dar.
