Microsoft revela o novo Paint para o Windows 11! Fantástico

O Paint é das aplicações mais icónicas do Windows. É das primeiras que me lembro de utilizar ainda no Windows 3.1. Tinha as suas limitações, é verdade, no entanto permitia fazer várias coisas e funcionava bem. Hoje e passados tantos anos esta aplicação vai ter direito à maior revolução de sempre. A propósito disto o responsável máximo da Microsoft apresentou no Twitter o novo Paint para Windows 11.

Microsoft revela o novo Paint para o Windows 11! Fantástico

Paint Windows 11

Claro que o Paint foi sempre evoluindo um pouco. Pelo menos até chegar ao Windows 7. A partir dessa altura pouco mudou. Tivemos uns pequenos ajustes no Windows 8 mas a base foi sempre a mesma. Agora tudo vai mudar. Em primeiro lugar, com a chegada ao Windows 11, esta app passa a ter direito ao dark mode. Algo que por algum motivo nunca aconteceu no Windows 10. Entretanto temos também novos elementos saídos da interface do novo Windows. Por exemplo, todos os ícones foram atualizados embora a maioria das funções permaneça igual.

Paint Windows 11

Alguns dos menus também foram melhorados. Por exemplo, quando se insere uma caixa de texto, as ferramentas de edição surgem agora abaixo da faixa. Assim já não temos de estar a aceder a um novo separador. Entretanto o menu dos pincéis surge agora numa lista em vez de no formato de grelha. Para além disso temos um exemplo claro daquilo que cada um faz.

Paint Windows 11

Por outro lado as cores no menu de selecção surgem agora em círculos e não em quadrados.

Tudo combinado contribuiu para um design muito moderno e que está na linha do design do Windows 11.

Entretanto, no Windows 11, muitos esperavam uma espécie de Paint 3D mas a Microsoft não seguiu esse caminho. É que as coisas, com o Windows 10, não correram muito bem. A aplicação até era útil mas era complicada de utilizar. Assim preferiu focar-se na original mas melhorar alguns pormenores.

E quando é que esta novidade chega aos Insiders?

Aparentemente vai chegar na mesma altura em que forem disponibilizadas as focus sessions.

As Focus Sessions são a forma que o Windows 11 arranjou para garantir que nada fica por fazer. Dito isto, podemos começar por selecionar uma tarefa da nossa lista de afazeres. Depois e graças à integração com o Spotify também podemos escolher uma música para ser reproduzida enquanto estamos a fazer esse trabalho. Isto faz todo o sentido porque tarefas diferentes exigem tipos de música diferentes.

Windows 11 focados

Mas nem tudo está apenas relacionado com a música. Assim há outros ecrãs que revelam quantas pausas temos e outra que mostra o progresso para as tarefas e objetivos.

De facto esta é uma função muito interessante e demonstra que a Microsoft está a dar tudo no novo Windows 11.

Quando ao lançamento deve ocorrer, para insiders, no próximo mês.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!