Novo mineral encontrado no meteorito siberiano! Parece BD, mas é realidade!

Lembra-se do meteorito que caiu na região de Uakit na Sibéria em 2016? A rocha veio do espaço e continha um novo mineral nunca antes visto!

Ainda não foi documentado oficialmente, mas os cientistas já o nomearam – uakitite! Evidentemente, parece uma história de banda desenhada, mas é pura realidade! É incrível entender que ainda há tanto por conhecer e que o nosso entendimento científico é limitado apenas ao que podemos observar!

novo mineral, meteorito, sibéria, uakitite

As inclusões do novo mineral no meteorito Uakit são microscópicas. Assim, 98% do meteorito é uma liga de ferro-níquel com pelo menos 90% de ferro. Contudo, os restantes 2% tem uma constituição heterogénea! Dentro dos diversos minerais, encontra-se o uakitite. Com apenas 5 micrómetros de tamanho!

O que é realmente muito pequeno. Só para comparar, o diametro do fio de cabelo humano tem cerca de 99 micrómetros!

Contudo, os investigadores não conseguiram obter todas as propriedades físicas e óticas do uakitite devido à pequena dimensão dos  grãos.

No entanto, os investigadores foram capazes de determinar que a uakitite tem algumas semelhanças estruturais com outros dois minerais! O carlsbergite e o osbornita. Isto porque, ambos contém elevadas concentrações de azoto!

Este dado é mais importante do que se possa pensar! Em suma, para se proceder à técnica de difração de eletrões ajustou-se ao modelo de composição mais idêntica, o composto sintético nitreto de vanádio !

novo mineral, meteorito, sibéria, uakitite
webmineral.ru

Isto permitiu-lhes inferir algumas das propriedades físicas do novo mineral. Tal como o nitreto de vanádio, apresenta cor cinza claro, com uma tonalidade rosa na luz refletida. A nível de dureza, cerca de 9-10 na escala de Mohs .

Dito isto, apresenta o mesmo nível de dureza que outros nitretos, mas inferior ao diamante, atualmente o mineral mais duro.

Em suma, para compreender mais sobre o uakitite, precisaremos de tecnologia mais avançada ou mesmo de outro meteorito contendo maiores concentrações!

Apesar de tudo, não é todos os dias que nos cai do céu um novo mineral!

 

Fonte: 1, 2.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
Joana Morais
Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Olhos biónicos? Houve um grande desenvolvimento!

Muito provavelmente, quando falamos em olhos biónicos, vai logo...

Já ouviu falar de Jupiter? Provavelmente não conhece esta curiosidade!

Existem muitas coisas que ainda não sabemos acerca do...

NASA vai lançar o primeiro helicóptero para Marte! Como e porquê!?

A Humanidade já conseguiu fazer maravilhas quando o assunto...