Lembra-se do meteorito que caiu na região de Uakit na Sibéria em 2016? A rocha veio do espaço e continha um novo mineral nunca antes visto!
Ainda não foi documentado oficialmente, mas os cientistas já o nomearam – uakitite! Evidentemente, parece uma história de banda desenhada, mas é pura realidade! É incrível entender que ainda há tanto por conhecer e que o nosso entendimento científico é limitado apenas ao que podemos observar!
As inclusões do novo mineral no meteorito Uakit são microscópicas. Assim, 98% do meteorito é uma liga de ferro-níquel com pelo menos 90% de ferro. Contudo, os restantes 2% tem uma constituição heterogénea! Dentro dos diversos minerais, encontra-se o uakitite. Com apenas 5 micrómetros de tamanho!
O que é realmente muito pequeno. Só para comparar, o diametro do fio de cabelo humano tem cerca de 99 micrómetros!
Contudo, os investigadores não conseguiram obter todas as propriedades físicas e óticas do uakitite devido à pequena dimensão dos grãos.
No entanto, os investigadores foram capazes de determinar que a uakitite tem algumas semelhanças estruturais com outros dois minerais! O carlsbergite e o osbornita. Isto porque, ambos contém elevadas concentrações de azoto!
Este dado é mais importante do que se possa pensar! Em suma, para se proceder à técnica de difração de eletrões ajustou-se ao modelo de composição mais idêntica, o composto sintético nitreto de vanádio !
Isto permitiu-lhes inferir algumas das propriedades físicas do novo mineral. Tal como o nitreto de vanádio, apresenta cor cinza claro, com uma tonalidade rosa na luz refletida. A nível de dureza, cerca de 9-10 na escala de Mohs .
Dito isto, apresenta o mesmo nível de dureza que outros nitretos, mas inferior ao diamante, atualmente o mineral mais duro.
Em suma, para compreender mais sobre o uakitite, precisaremos de tecnologia mais avançada ou mesmo de outro meteorito contendo maiores concentrações!
Apesar de tudo, não é todos os dias que nos cai do céu um novo mineral!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!