Ainda não é como no mundo da tecnologia, mas nos tempos que correm, é praticamente impossível manter segredos dentro do mundo automóvel. Que o diga a Dacia, que viu o renovado Sandero Stepway ser apanhado sem camuflagem em plena filmagem de um anúncio em Marselha.
O momento foi registado por uma internauta no Facebook e o modelo depressa se espalhou pela internet. Spoiler: não é nenhuma revolução, mas há mudanças interessantes.
Não é uma nova geração, mas é um restyling com melhorias visíveis
Este não é o Sandero da próxima geração (esse só chega em 2027). O que temos aqui é a segunda renovação do modelo atual. Uma espécie de um segundo facelift.
Ainda assim, nota-se um esforço para manter o visual atualizado , especialmente nesta versão Stepway, a mais aventureira e interessante da gama.
Dito tudo isto, o novo para-choques dianteiro foi redesenhado com mais plásticos pretos e detalhes robustos em redor dos faróis de nevoeiro. A grelha perdeu as tradicionais barras horizontais e ganhou um padrão de quadrados com o logo da marca ao centro. A assinatura luminosa também foi ajustada, com uma nova interpretação do “Y” horizontal.
Outros toques de estilo incluem capas dos retrovisores em tom cobre e padrões em relevo nas portas, a contrastar com a nova cor da carroçaria. Tudo indica que se trata do acabamento “Extreme”, o mais completo da linha.
Interior com influência direta do novo Duster
Ainda não há imagens da traseira nem do habitáculo, mas é quase certo que o interior vai seguir o estilo do novo Dacia Duster, e ainda bem que assim é. Porque foi aqui que vimos um dos maiores saltos nos automóveis Dacia.
Estamos a falar de um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e ecrã multimédia central de 10,1 polegadas. Nada de premium, mas muito mais moderno do que nos primeiros Sandero.
Novidades debaixo do capô
A maior mudança pode mesmo estar na mecânica. Espera-se a substituição do atual motor 1.0 TCe pelo novo bloco 1.2 TCe, já presente noutros modelos da Dacia. A opção a GPL deverá manter-se, um ponto a favor para quem quer gastar menos nas bombas.
Quanto à eletrificação, reina a incerteza. Há quem diga que o Sandero pode receber o sistema híbrido do novo Bigster, porém com menos potência. Outra hipótese em cima da mesa é a introdução de uma versão micro-híbrida com cerca de 110 cavalos, mais alinhada com o posicionamento do modelo.
A subida de patamar continua
Com este restyling, o Sandero continua o caminho de se afastar da imagem de carro “barato e deslavado”. Que é obviamente a missão principal da Dacia moderna. O que faz todo o sentido, e é muito por isso que vamos ter este novo facelift.
O Sandero é, e sempre foi, a cara da Dacia para o mundo.
Continua a ser acessível, mas agora com mais presença, mais tecnologia e, provavelmente, um preço mais puxado. Porém, a estratégia continua muito óbvia: oferecer mais equipamento e imagem, mas sem romper com o ADN low-cost que deu fama à Dacia.
Está para breve o lançamento oficial.