O novo comando para jogos da PlayStation 5 é deslumbrante!

À medida que os jogos de realidade virtual ganham popularidade, gigantes da tecnologia como a Sony continuam a trabalhar em inovações para os seus comandos de jogos, de modo a adaptá-los melhor às necessidades do mercado. Os actuais comandos de jogos com botões podem ser limitados para proporcionar uma experiência de utilizador natural e envolvente em realidade virtual. Por isso, a Sony teve uma ideia simples mas única para os seus novos comandos de jogos. Resumidamente, o novo comando para jogos da PlayStation 5 é uma peça de design.

O novo comando para jogos da PlayStation 5 é deslumbrante!

Esta novidade foi descoberta pelo site NerdStash em colaboração com David do @xleaks7. Ela deu origem a imagens verdadeiramente interessantes. Isto ao mesmo tempo em que através da patente se descobriu as funcionalidades e o design do comando de próxima geração da Sony.

novo comando da PlayStation 5

O novo comando para jogos terá duas esferas resistentes ligadas por um tubo oco.

Cada esfera e o próprio tubo têm padrões intrincados nas suas superfícies interiores. Estes padrões desempenham um papel crucial na forma como o comando funciona.

Equipado com câmaras ou sensores, este comando pode detetar distorções nestes padrões quando as esferas ou o tubo se deformam por parte do utilizador.

Estas distorções são depois traduzidas em sinais de entrada específicos para o jogo, oferecendo uma nova dimensão de controlo.

Como é que funciona?

A funcionalidade do comando é inovadora e intuitiva.

No interior das esferas e do tubo, existem padrões como pontos ou linhas de grelha, que as câmaras ou sensores estão preparados para captar.

Entretanto quando se aperta, torce ou deforma as esferas ou o tubo de alguma forma, estes padrões internos distorcem-se. Os sensores captam imagens em tempo real destas distorções, que são depois processadas por um computador para mapear as alterações a comandos específicos.

Estes sinais processados chegam ao jogo ou simulação, traduzindo as suas acções físicas em respostas no jogo.

Assim, apertar pode fazer uma personagem saltar, enquanto torcer pode rodar a vista da câmara, tornando o jogo mais envolvente e sensível aos seus movimentos.

O que é possível fazer com o novo comando para jogos da PlayStation 5

Com base na patente, o controlador pode detetar uma variedade de toques, tornando-o adaptável a diferentes tipos de jogos.

Apertar uma esfera: A compressão da esfera pode-se associar a acções como saltar, disparar ou acelerar num jogo
Rodar o tubo: Rodar o tubo pode controlar o movimento direcional, os ângulos da câmara ou a rotação de objectos no jogo
Acções combinadas: Ao apertar e rodar em simultâneo pode executar comandos mais complexos, como movimentos combinados ou manipulações complexas
Deformação parcial: Uma ligeira deformação das esferas ou do tubo pode proporcionar um controlo diferenciado para afinar movimentos ou ajustar acções sensíveis à pressão

O sistema pode detetar as seguintes entradas e características:

Pressão de aperto: a força com que o utilizador aperta a esfera
Ângulo de torção: O grau em que o tubo ou as esferas se torcem
Localização do aperto: Áreas específicas da esfera que estão a ser apertadas
Velocidade de deformação: A rapidez com que a deformação ocorre
Acções combinadas: Entradas simultâneas como apertar uma esfera enquanto se torce o tubo
Acções de libertação: Acções desencadeadas pela libertação da pressão ou pela remoção da torção

O futuro

Olhando para estas inovações, é óbvio que os comandos de jogos estão prontos para uma grande transformação.

Os dias dos comandos tradicionais estão contados com o surgimento destes novos dispositivos deformáveis e repletos de sensores que utilizam reconhecimento avançado de padrões e aprendizagem automática.

Estes comandos da próxima geração trarão um novo nível de precisão aos jogos, transformando cada aperto, torção e dobra em acções no jogo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados