Novo chipset Kirin 980 trará grandes melhorias na inteligência artificial

A Huawei inovou no ano passado no campo do fabrico de chips quando anunciou o chipset Kirin 970 com uma unidade neural de processamento independente (NPU).

A NPU trouxe capacidades genuínas de inteligência artificial para os smartphones Huawei.

Agora a gigante chinesa de tecnologia anunciou que vai realizar um evento a 31 de agosto na IFA Berlim 2018, onde será anunciada a próxima geração do chipset Kirin 980.

Antes da IFA propriamente dita, a Huawei começou a enviar teasers que confirmam claramente o Kirin 980 como o produto estrela desse dia.

O mais recente é um pequeno clip de vídeo que sugere que o chipset da próxima geração virá com outro avanço no desempenho da IA, bem como ao nível do CPU e GPU.

A Huawei já havia lançado um vídeo há alguns dias atrás, que apontava para um chipset mais rápido, inteligente e poderoso. As principais atualizações também podem incluir um consumo de energia reduzido pelo processo de 7nm. A NPU também foi atualizada para a segunda geração para operar em mais cenários e em aplicativos de IA móveis.

O Kirin 980 será fabricado através de um processo de 7nm e vai utilizar quatro núcleos Cortex A76 e quatro núcleos Cortex A55 num arranjo octa-core.

A isto junta-se uma placa gráfica Mali e uma versão mais recente da NPU.

A velocidade de relógio é de aproximadamente 2.8GHz. Este será o primeiro chipset de 7nm da Huawei e, claro, vai concorrer diretamente com outros chipsets de 7nm, como o Apple A12 previsto para estrear este ano e o Qualcomm Snapdragon 855 anunciado para o primeiro trimestre de 2019.

De acordo com o CEO da Huawei, o chipset 980 estará presente em primeiro lugar no Mate 20 que deverá ser lançado em outubro deste ano.

O CEO também referiu que o desempenho deste chip será bastante melhorado e estará muito à frente do Snapdragon 845.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!