Novo cartão SIM da Xiaomi também é um cartão microSD

A Xiaomi vai lançar um novo cartão SIM que funciona também como microSD e isto pode muito bem ser a melhor ideia de sempre. É verdade que há slots nos equipamentos que dão para as duas coisas. No entanto ocupam muito espaço e todos sabemos que muitos topos de gama têm vindo a abandonar o cartão microSD. No entanto, não é so o facto de ocuparem espaço útil dentro do dispositivo. É que os microSD também não funcionam como o armazenamento interno em termos de velocidade.

novo cartão SIM

Xiaomi desenvolve novo cartão SIM que também é um microSD

Apesar de muitos dispositivos de topo virem com uma boa capacidade de armazenamento, a maioria dos utilizadores quer mais. Isto faz sentido. É que com capturas de vídeo a 4K, ou 8K, se estivermos a falar do Galaxy S20, quanto mais espaço melhor. Para além disso, muitas pessoas gostam de encher o cartão SD e deixar lá os vídeos que capturaram, trocando depois o cartão. Foi exatamente por isso que a Xiaomi desenvolveu um novo cartão SIM que também funciona como cartão MicroSD.

novo cartão SIM

É que todos os dispositivos têm normalmente este slot, que pode ser usado para as duas coisas sem ocupar mais espaço.

De acordo com a imagem que chegou à Internet, este novo cartão SIM da Xiaomi tem a tecnologia SIM a que estamos habituados (inclusive com suporte para 5G) e por outro lado a parte do armazenamento. No entanto, tenho de fazer uma ressalva. É que a tecnologia de armazenamento que vemos neste slot não é propriamente a que os fabricantes estão a utilizar atualmente. Isto pode significar que, para já, este cartão duplo pode funcionar apenas em dispositivos Xiaomi e Redmi.

novo cartão SIM

Ainda assim pode haver um problema no futuro, caso a ideia seja usar isto com outros fabricantes. É que os eSIM estão a popularizar-se. Ou seja, no futuro podemos já não ter um slot para cartões SIM.

Seja como for o novo cartão SIM, não é, de facto, uma má ideia. Todo o espaço útil dentro de um smartphone é importante. Assim, se houver menos espaço ocupado por estes pormenores mais haverá para componentes inovadores nos smartphones.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também