Atualmente, a Audi não é a fabricante automóvel que mais aposta no mundo dos carros híbridos plug-in desportivos no mercado. Afinal de contas, temos inúmeras fabricantes incluindo a Volkswagen (que faz parte do mesmo grupo), a criar alguns modelos deste calibre desportivo.
No entanto, mais vale tarde do que nunca e a Audi já preparou muitas novidades.
Novo Audi A3 Sportback 45 TFSI-e é um híbrido plug-in desportivo que conta com 242 cavalos! Utilizando uma motorização já muito conhecida do Grupo VAG!
Ao fim ao cabo, este novo Audi A3 combina o motor turbo 1.4L a gasolina com um motor elétrico e um pack de baterias capazes de 13kWh. Ora bem, onde já vimos isto? Talves, no novo Skoda Octavia RS iV, no VW Golf GTE e até no novo Cupra Leon.
No entanto, vamos aos números!
Como pode adivinhar, tendo a mesma motorização o modelo garante basicamente a mesma potência que os seus “primos”. Temos 242 cavalos de potência combinada e 400 Nm de torque.
Esta combinação garante ao novo Audi A3 Sportback 45 TFSI-e uma aceleração dos o-100km/h em 6.9 segundos e uma velocidade máxima de 232 km/h!
Dito tudo isto, o mais curioso é que estamos aqui perante um hibrido plug-in e na oferta da Audi o modo 100% elétrico promete 63km de autonomia em teste WLTP. Curiosamente neste modo e apenas com o motor elétrico poderá ainda atingir os 140 km/h.
Potência do novo Audi A3 Sportback TFSI-e é canalizada pelo eixo frontal!
Apesar da Audi ser famosa na tração às 4 rodas este modelo conta apenas com tração frontal e a transição automática de 6 velocidades. Afinal de contas, esta decisão vai conseguir não só manter um preço “baixo” como também garante mais eficiência ao modelo.
Quanto à bateria de 14kWh, o seu carregamento é deverás lento. Terá de aguardar cerca de 5 horas se o colocar numa ficha comum em casa. Aliás, segundo informações a potência máxima de carregamento é de 2.9kW.
Em suma, o novo Audi A3 Sportback 45 TFSI-E traz uma motorização hibrida plug-in muito utilizada pelo Grupo VAG e vai iniciar-se no mercado com um preço de 40.395€. Contudo, terá este modelo o destaque suficiente para rivalizar com os seus rivais?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.