Estão todos a desativar uma das novidades do Waze! Porquê?

O Waze está para durar e apesar de muitos acharem que é uma questão de tempo até ser integrado no Google Maps, a verdade é que são produtos diferentes. Aliás é por esse motivo que o Waze continua a receber muitas novidades. A Google quer que os utilizadores continuem interessados nesta aplicação. No entanto a verdade é que nem todas as ideias representam boas ideias. De facto, as pessoas estão todas a desativar uma novidade no Waze que à partida parece ser muito útil. Consegue adivinhar qual?

Estão todos a desativar uma das novidades do Waze! Porquê?

Com a última atualização do Waze esta app recebeu funcionalidades há muito esperadas e melhorias significativas na navegação que tornam cada segundo que passa na estrada mais seguro. Uma delas é o suporte para alerta de lombas. É que na verdade elas agora estão em todo o lado e os mais distraídos podem dar verdadeiros voos se forem a carregar no pedal.

Como sabe, o  objetivo é fazer com que os condutores abrandem. Mas há momentos em que o condutor não as vê por várias razões, como o mau tempo. A sinalização rodoviária também está muitas vezes ausente, tornando impossível para a pessoa ao volante antecipar a lomba na estrada mesmo à frente do carro.

Todos nós já passámos por isso. Bater numa lomba não é o fim do mundo, mas certamente não é algo que queira fazer regularmente. A segunda grande consequência é a travagem brusca, uma vez que alguns condutores carregam no pedal do travão quando vêem a lomba literalmente metros à sua frente. Os avisos de lombas no Waze são uma adição fantástica.

Mas então o que faz com que as pessoas estejam a desativar esta função em massa? 

A grande questão não está na função do Waze. É que as cidades estão a apostar na introdução de cada vez mais lombas! De facto, em algumas ruas, chegamos a ter cinco ou seis. E isto com um intervalo de poucos metros.

Entretanto as lombas podem rapidamente tornar-se redundantes, desnecessárias e irritantes, porque continuam a aparecer no ecrã nos mesmos locais vezes sem conta. Vai a conduzir e recebe uma notificação no ecrã da aproximação de uma lomba. Depois de passar a lomba, aparece outro aviso no ecrã, a informar acerca de outra lomba à frente. E por aí fora. Ora, o alerta bloqueia o valioso espaço do ecrã, o mapa e o que acontece à volta, acabando por anular o principal objetivo do Waze. As aplicações de navegação devem ser fáceis de utilizar, simples e práticas. Devem ajudar o condutor durante o tempo que passa ao volante, e não assumir o controlo de toda a experiência. É errado pensar que o facto de enviar spam ao condutor com informações torna a estrada mais segura e mais previsível. De facto, até pode tornar a experiência de condução mais stressante.

Onde o Waze pode melhorar?

Infelizmente, o Waze não permite que os utilizadores desactivem as lombas separadamente. A empresa integrou-as num grupo chamado “características permanentes da estrada” (a mesma categoria é conhecida como “perigos permanentes da estrada” entre os editores de mapas), por isso, se quiser desativar as lombas, também perderá outros avisos.

Assim o Waze precisa de uma funcionalidade que impeça a aplicação de emitir avisos de perigos que o condutor já conhece, se as suas rotas anteriores incluírem os mesmos locais. A empresa também poderia corrigir esta falha agrupando notificações semelhantes. No caso de lombas consecutivas, o Waze deveria apresentar uma notificação a avisar o condutor de “duas lombas à frente”, em vez de emitir um alerta separado para cada perigo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados