Como já dissemos várias vezes, a Sony quer mesmo voltar ao mundo das consolas portáteis. Talvez não da mesma maneira, face ao que aconteceu com a PSP e PSVita, mas também de forma muito diferente ao que aconteceu com a mais recente PS Portal.
A ideia é criar uma consola portátil capaz de correr os mesmos jogos que aparecem na PS5, e eventualmente na PS6. Com muita força de processamento local, mas também com capacidades sérias de streaming de conteúdo pela Internet.
Novidade na PlayStation 5 aponta para consola portátil
Portanto, é cada vez mais inegável que a Sony se está a preparar para algo em grande, e já nem se dá ao trabalho de esconder.
Dito isto, a mais recente novidade no SDK da PlayStation 5 aponta para um novo “low energy mode” que, na prática, funciona como um perfil de desempenho mais limitado… para quê? Preparar os jogos para correrem numa consola portátil.
Ou seja, segundo o reputado canal Moore’s Law is Dead, a Sony já está a enviar documentação a developers sobre este novo modo, que se junta aos já conhecidos “base mode” e “Trinity mode” (este último associado à PS5 Pro).
Porém, o novo perfil é bem mais restritivo: limita o sistema a 8 threads, corta o áudio 3D para 75%, reduz a velocidade da gráfica entre 10% e 20%, baixa a largura de banda da memória GDDR6 para metade, desativa VR e até o PSSR (o upscale inteligente da Sony) não pode mostrar todos os seus músculos.
Ou seja, estamos perante um modo de poupança que baixa o consumo energético entre 20% e 30%, mas ainda assim capaz de manter 90% da experiência da consola. Dito tudo isto, é claro que isto não é apenas para poupar energia…
É para fazer com que os jogos da PS5 corram bem num dispositivo com bateria.
Mais uma pista? A Sony recomenda agora suporte adequado para VRR (Variable Refresh Rate), o que sugere ecrãs externos com capacidades diferenciadas. Algo que uma consola portátil pode muito bem tirar partido.
O conhecido leaker Kepler L2 também acredita que este “modo portátil” é um perfil emulado pensado para uma nova APU com largura de banda mais limitada. Ou seja, algo típico de hardware portátil. Aliás, é quase certo que a Sony está só a disfarçar isto de modo de poupança para evitar fugas antes do tempo.
A verdade é que, tal como o “Trinity mode” foi adicionado cerca de um ano antes da PS5 Pro. Este novo perfil pode estar a abrir caminho para o lançamento de uma nova consola portátil já em 2026. Porém, não acredito que seja ao lado da nova PlayStation 6. Acho que a atual geração vai durar pelo menos 8 anos.
A Sony está a montar o puzzle. Este modo de baixo consumo é mais uma peça que confirma… A próxima consola portátil da PlayStation está mesmo a chegar.