Novidade confirma que o Windows 11 23H2 está quase a chegar!

O Windows 11 23H2 está provavelmente ao virar da esquina. O site Windows Latest deu conta que a Microsoft enviou discretamente uma nova versão do ‘Windows Configuration Update’, diretamente ligada ao botão “Obter as últimas atualizações assim que estiverem disponíveis”. Esta opção dá acesso antecipado a atualizações significativas, e a Microsoft atualizou-a pela última vez um mês antes da atualização do Moment 3.

Novidade confirma que o Windows 11 23H2 está quase a chegar!

A ‘Atualização de Configuração do Windows‘ ou Windows 11 KB5030509 não contém novas melhorias ou ajustes visíveis. No entanto, faz alterações interessantes na opção “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis”, que seria responsável pela primeira onda da atualização do Windows 11 23H2.

Antes de olharmos para a data de lançamento precisamos entender como é que isto funciona e o que é exatamente a “Atualização de Configuração do Windows”. Em primeiro lugar, todas as atualizações do Windows 11 ou do Microsoft Edge são agora enviadas ao público utilizando a tecnologia Controlled Feature Rollouts (CFR).

Windows 11 23H2

A abordagem da tecnologia CFR é semelhante aos testes A/B. Ativa gradualmente as funcionalidades do Windows ou do Edge para ajudar a Microsoft a eliminar potenciais erros críticos antes de uma implementação mais alargada. Depois dos volutários testarem as funcionalidades, as mudanças significativas são lançadas para todos numa atualização de segurança mensal posterior.

Alguns utilizadores não gostam da abordagem de testes CFR ou A/B, e a Microsoft introduziu a opção de alternar para dar aos utilizadores mais controlo sobre o processo de lançamento. Se pretender ignorar a lista de espera e obter funcionalidades agora, pode ativar “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis” no Windows 11 22H2 ou posterior.

De momento, o botão não faz nada.

Foi usado anteriormente para a atualização do Windows 11 Moment 3, e a Microsoft está agora a prepará-lo para a próxima atualização – 23H2.

A Atualização de Configuração do Windows prepara o terreno para a transição para o Windows 11 23H2, mas a alternância não funciona atualmente. Se não ligar este interrutor, as funcionalidades do Windows 11 23H2 chegarão até si durante uma atualização típica, como a Patch Tuesday ou opcional.

A Microsoft já começou a adicionar novas funcionalidades do Windows 11 23H2 à atualização do Windows 11 22H2. No entanto, o pacote de ativação necessário para ativar a funcionalidade oculta ainda não está pronto. Ou pelo menos essa é a sugestão baseada em pistas encontradas na atualização opcional de setembro.

Já vimos anteriormente um pacote de ativação chamado Microsoft-Windows-23H2Enablement-Package”, mas ele não vai funcionar agora. Assim que começar a funcionar, podem-se descarregar novas funcionalidades como o Windows Copilot, o desagrupamento da barra de tarefas e muito mais.

Quando chegará a próxima grande atualização? Fontes revelam que a Microsoft vai anunciar o Windows 11 23H2 no evento de 21 de setembro em Nova Iorque.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados