Nova vulnerabilidade Intel encontrada! Para esta não há solução


Por em

As coisas não estão mesmo fáceis para a Intel! É que além de estar basicamente ‘presa’ ao processo de 14nm, o que ao mesmo tempo significa que está também agarrada à velhinha arquitetura Skylake… As vulnerabilidade não param de aparecer!

Algo que já começa a irritar seriamente todos os consumidores que optaram pela fabricante de micro-processadores nos últimos anos. Entretanto, a AMD continua a esfregar as mãos de felicidade.

Nova vulnerabilidade Intel encontrada! Para esta não há solução

i9-10900

Portanto, investigadores acabaram de encontrar uma nova vulnerabilidade dentro do CSME (Intel Converged Security and Management Engine), que é no fundo um pequeno CPU dentro do CPU, com acesso a todos os dados relativos à segurança do SoC.

Ou seja, a nova vulnerabilidade afeta aquilo que é basicamente a ‘caixa negra’ dos CPUs Intel. O que mete milhões de sistemas baseados em processadores Intel em risco. (Tudo o que foi produzido nos últimos 5 anos)



Assim, tendo sido descoberta pela Positive Technologies (nome curioso ahah), a falha está na ROM da CSME (Read-Only Memory). Por isso, como a Mask ROM está ‘hardcoded’ no CPU, esta vulnerabilidade não pode ser corrigida por uma simples atualização de firmware.

Dito tudo isto, todos os CPUs Intel produzidos nos últimos 5 anos estão sujeitos a este ‘exploit’. (À exceção dos novos Intel Core 1000 Ice Point). Por isso, a única maneira de fugir a este problema é mesmo a atualização da plataforma.

Contudo, para que um possível atacante tenha a possibilidade de usar esta vulnerabilidade, é necessário existir acesso físico à máquina. Por isso, é provável que nada diste afete a grande maioria dos utilizadores normais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Xbox Series S? A dor de cabeça da Sony está prestes a ser anunciada!

As novas placas AMD RDNA2 vão trazer um aumento de 50% por Watt

Seguinte