Nova vulnerabilidade abre as portas ao Jailbreak nos iPhones e iPads!


Por em

Fazer Jailbreak a um iPhone já não é algo tão popular como num passado bem recente. Ainda assim, a caça às vulnerabilidades e ‘bugs’ ao Sistema Operativo iOS da Apple são uma constante.

A intenção é óbvia, passar a perna às medidas de segurança do iOS para conseguir instalar software que não existe na App Store… Ou então para atividades mais nefastas, como ter acesso ao aparelhos de outras pessoas.

A Apple tem tentado lutar com todas as armas contra as muitas tentativas de Jailbreak aos seus aparelhos! Contudo, nem sempre é possível evitar o trabalho dos ‘hackers’ e ‘developers’



iPhone

Curiosamente, a Apple até tem um programa ‘Bounty’ para evitar que estas descobertas cheguem a público, oferecendo quantidades de dinheiro bastante interessantes para quem leva os muito populares bugs ‘Zero Day’ à empresa responsável pelo iOS.

No entanto, há sempre algumas personalidades que preferem partilhar tudo com a comunidade.

Foi exatamente isto que o utilizador do Twitter axi0mX fez na passada sexta feira, partilhando um ‘epic jailbreak’ denominado de checkm8 que funciona em todos os aparelhos iOS desde o iPhone 4s até ao iPhone X, onde podemos também incluir todos os iPads que foram lançados nesta mesma janela temporal.

Portanto, existem milhões de aparelhos iOS afetados e que potencialmente poderão ser ‘jailbreaked’. Contudo, é preciso perceber que aquilo que foi partilhado não foi um ‘jailbreak’ propriamente dito… Foram apenas as descobertas iniciais que poderão levar a um algum tipo de execução de código no aparelho, sem o consentimento da Apple. Depois de muito trabalho e desenvolvimento dentro da comunidade, é possível que venha a existir um Jailbreak para estes aparelhos.

E os restantes utilizadores que não querem saber do Jailbreak? Têm os seus dados em risco?

Segundo o Hacker, a vulnerabilidade não pode ser ativada sem acesso físico ao aparelho, visto que é preciso acesso USB. Por isso, não existe qualquer risco associado ao seu iPhone ou iPad, a não ser que deixe o hacker meter as mãos no seu aparelho… E nessa altura… Bem, não é preciso ser grande pirata para ter acesso à informação.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

A Marvel acabou de confirmar que Avengers 5 está a caminho?

Boas notícias! Spider-Man vai mesmo ficar no lado da Marvel!

Seguinte