Ultimamente, a Microsoft tem vindo a fazer alterações subtis no Windows 11. Apesar de pequenas ajudam-no a diferenciar-se das versões anteriores do Windows. Claro que de uma forma geral a maioria das alterações são visuais. No entanto, a Microsoft também está a trabalhar lentamente para tornar a interação com o novo sistema operativo mais rápida. Vamos então olhar para as alterações que a Microsoft fez na nova versão do Windows 11.
Microsoft fez alterações na nova versão do Windows 11
Depois de remover o Groove Music e substituí-lo pelo Media Player, a mais recente compilação interna vai mais longe, removendo as aplicações Mapas e Filmes e TV. De acordo com as últimas notas de compilação, a partir da compilação 25987, estas aplicações não estarão disponíveis no PC após uma nova instalação.
No entanto a Microsoft refere que embora as aplicações não estejam disponíveis após uma instalação limpa, os utilizadores existentes podem continuar a utilizar estas apps. Também poderão contar com novas atualizações para elas.
Embora a Microsoft garanta que as aplicações continuarão a ser actualizadas, não podemos deixar de questionar a razão por detrás da sua remoção. É que com esta alteração percebe-se que a Microsoft não quer mais destacar ou aumentar o uso destas aplicações como refere o site WindowsLatest.
Embora o novo leitor multimédia incorpore as funções do Filmes e TV, a remoção da aplicação de Mapas poderá fazer mais falta a muitos utilizadores.
Isto tudo está disponível numa build que se encontra no canal Canary Insider. Ou seja, não é final. É por esse motivo que as notas oficiais de lançamento não oferecem muitas mudanças documentadas, apenas as importantes.
Outras mudanças interessantes incluem uma nova função na Microsoft Store que permitirá que especifique a unidade de instalação ao baixar jogos como o Starfield.
Outras alterações na atualização incluem:
Chegou uma opção para instalar drivers WiFi durante a configuração do OOBE. Durante o processo de instalação do Windows 11, tem a opção de instalar controladores se não existir um controlador Wi-Fi ou se o dispositivo não estiver ligado à Internet por algum motivo.
O Mapas e o Filmes e TV deixarão de ser instalados nos sistemas após uma instalação limpa ou nova, mas podem ser descarregados a partir da Microsoft Store. A Microsoft não está a descontinuar estas aplicações.
A página Otimização de Entrega nas Definições do Windows foi actualizada.
Os metadados dos ficheiros de imagem PNG podem agora visualizar-se e editar.
A versão também traz correcções para o Explorador de Ficheiros.
Como sempre, tenha o devido cuidado ao instalar as compilações Canary Insider, pois elas podem conter erros que avariam o sistema.