Nova versão do Lightroom Mobile captura imagens HDR em RAW


Por em

Obter uma fotografia com HDR costumava exigir amplos conhecimentos de fotografia. Porém, na atualidade, os smartphones estão a levar o alcance dinâmico para um nível totalmente novo (embora ainda afastado do que uma câmara DSLR e o processo HDR pode produzir).

Agora e graças à Adobe estas imagens podem ficar ainda com maior qualidade quando capturadas com um dispositivo móvel, graças à nova versão do Lightroom Mobile. A versão 2.3 inclui diversas melhorias mas é sem dúvida o modo de captura “authentic HDR” que merece as maiores honras. Esta funcionalidade permite obter fotografias RAW DNG em HDR.

O processo apresenta-se tão fidedigno como se fosse feito com um computador e com uma máquina fotográfica verdadeira. A câmara da aplicação mede a iluminação e decide onde medir a luz para obter uma exposição adequada para cada parte da moldura. Posteriormente, filma, alinha, combina e ajusta todos os outros filtros automaticamente. Isto resulta num ficheiro RAW completo de 16 bit.

No entanto, existe um lado menos positivo. Atualmente, esta funcionalidade apenas é suportada por alguns equipamentos Android, sendo que a Adobe justifica este facto com o alto nível de capacidade de processamento e recursos que o verdadeiro HDR em RAW requer. Na lista de dispositivos suportados incluem-se apenas o Samsung Galaxy S7, Edge S7, Google Pixel e Pixel XL.

Outras funcionalidades incluem as habituais correções de falhas e a adição de pequenos ajustes como os gradientes lineares e radiais. Na prática isto significa que pode alterar determinadas definições da imagem (exposição, brilho, etc) em áreas específicas da foto.

Ficou curioso? Pode descarregar na ligação abaixo.

[appbox googleplay com.adobe.lrmobile]

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google Assistant já consegue interagir com mensagens SMS

Nomu: Conheça o fabricante de smartphones todo-o-terreno

Seguinte