Nova Samsung S Pen: todas as novas funcionalidades


Por em

As novidades no Samsung Galaxy Note 7 anunciado ontem, são suficientes para justificarem bem o salto geracional no número do modelo. Mas sem a S Pen, o Note 7 seria apenas mais um smartphone potente e cobiçado. Com a S Pen, pelo contrário, torna-se único e a Samsung não se coibiu de reformular quase completamente a S Pen.

Sim, a S Pen do Samsung Galaxy Note 7 pode parecer semelhante à do seu antecessor, mas é verdadeiramente diferente. Tão diferente que é realmente um instrumento completamente novo.

A nova geração da S Pen

Para começar, a nova S Pen do Note 7 é completamente funcional debaixo de água ou chuva, e traz certificação IP68 para resistência à água.

A S Pen funciona por electromagnetismo com grande refinamento.
A S Pen funciona por electromagnetismo com grande refinamento.

Tornar a S Pen estanque não foi assim tão difícil quanto poderíamos imaginar, já que a stylus funciona por ressonância magnética. Não só esta tecnologia anula a necessidade de peças móveis, como a água não provoca qualquer interferência na interface entre S Pen e Note 7.

Não é sequer necessário que a stylus toque no ecrã para fazer um desenho, isto porque este electromagnetismo ascende a alguma distância sobre o ecrã. Qualquer ecrã. Smartphones como o Alcatel Idol 4S aproveitam este facto para alterarem a imagem de fundo quando um dedo se aproxima.

A Samsung foi muito mais longe no refinamento, no entanto, e o digitalizador logo abaixo do ecrã consegue medir com elevada precisão os movimentos e posições da S Pen. Os pontos de pressão reconhecidos duplicaram de 2,048 para 4,096, e uma ponta tão fina quanto uma lapiseira (0,7mm) promete dar uma experiência quase idêntica à de escrever num papel.

A nova espessura deverá ser muito mais confortável de utilizar com refinamentos introduzidos nas fontes, tamanhos, e cores dos instrumentos de escrita.

É também esta tecnologia que livra a S Pen da necessidade de possuir uma bateria. A energia electromagnética é captada pelas bobines da própria caneta, dando-lhe a energia suficiente para funcionar.

Novas funcionalidades da S Pen

Claro que já sabemos que a S Pen consegue escrever e desenhar mesmo com o ecrã molhado, com um nível de exactidão imperturbável.

Uma grande novidade é a capacidade de utilizar o ecrã desligado para rabiscar uma nota, lembrete ou mensagem, directamente no ecrã Always On.

Doodles no ecrã Always On? Agora é possível.
Doodles no ecrã Always On? Agora é possível.

Qualquer rabisco ou doodle é imediatamente armazenado na nova Samsung Notes, uma aposta que concentra todas as apps de anotações até agora disponíveis. No entanto, os lembretes escritos no ecrã Always On ficam aí visíveis durante a próxima hora, o que é excelente para notas rápidas durante estudo ou trabalho!

Crucialmente, a capacidade da S Pen ser detectada a 14mm do ecrã permitiu à Samsung criar novas ferramentas de interacção flutuante sem contacto.

Por exemplo, a S Pen pode procurar traduções e significados de uma palavra sobre a qual paire. O melhor é que, graças a um OCR próprio, a S Pen pode reconhecer palavras em imagens.

Ainda mais útil é a função de lupa, que aumenta documentos e textos, mesmo em documentos ou sites que não podem ser ampliados normalmente.

No Galaxy Note 7, a Samsung introduziu ainda mais ferramentas de texto e desenho para aumentar as capacidades criativas da S Pen e dos utilizadores.

Para uma leitura mais aprofundada e vídeos sobre as novas funcionalidades, porque não perguntar à Samsung?

 

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.