A Sony ainda nĂŁo anunciou nada oficialmente, mas a sua nova consola portĂĄtil (cĂłdigo Project Canis) jĂĄ começa a gerar expectativas. Segundo as Ășltimas informaçÔes, este novo equipamento deverĂĄ oferecer cerca de 50% da performance da PS5, o que a colocaria acima da PS4 e atĂ© da PS4 Pro.
Parece pouco? NĂŁo Ă©! Ă que esta consola nĂŁo precisa de correr jogos a 4K, nem a 120Hz. O objetivo Ă© outro.
Nova PSP tem metade da potĂȘncia da PS5… Mas isto chega!
Se os “leaks” se confirmarem, esta nova portĂĄtil poderĂĄ competir diretamente com consolas como a Steam Deck e superar atĂ© a nova ROG Ally X da ASUS. Os preços estimados apontam para os 400 a 500 dĂłlares, o que a coloca num patamar muito interessante, ao ser mais barata que todas as rivais.
Entretanto, no interior, espera-se um GPU com 12 a 20 unidades computacionais RDNA, clock entre 1.6 GHz e 2.2 GHz, e melhor performance em ray tracing graças Ă nova arquitetura RDNA 5 da AMD. A ideia Ă© super simples! Jogar jogos PS5, de forma nativa, em qualquer lado. Mais concretamente, mesmo que nĂŁo seja possĂvel jogar no mĂĄximo das capacidades, os jogos vĂŁo todos correr com uma qualidade comparĂĄvel.
Além disso, surgem também rumores sobre a futura PS6, que poderå chegar em 2027 ou 2028 com uma performance 3x superior à PS5 base e 2x acima da PS5 Pro. Estå a caminho uma nova geração! Mas claro, antes disso, a aposta portåtil pode ser a jogada certa para manter os fãs agarrados ao ecossistema PlayStation.