Há algumas semanas atrás, ficámos a saber que a nova versão da PlayStation 5 é mais leve, mais fresca, e pelos vistos, menos sedenta de energia elétrica. O que tudo junto… É estranho, para um simples refresh, não é verdade?
Pois, porque na realidade, não é um ‘refresh’ assim tão simples quanto isso! A nova PlayStation 5 chega agora às prateleiras com um processador novo, agora baseado no processo de 6nm da TSMC, em vez do mais velhote processo de 7nm.
O que significa isto na prática? Em termos de performance? Nada! Mas a consola, é como dissemos em cima, um pouquinho superior em alguns campos. Entretanto, além de tudo isto, é também menos complexa, e mais barata de produzir para a Sony. O que levanta algumas questões relativamente ao recente aumento de preço na Europa, e ademais regiões.
Nova PS5 tem um novo processador. Está com inveja?
Portanto, a versão CFI-1202 da PlayStation 5 troca mesmo vários componentes essenciais para se tornar mais leve, mais barata, e menos complexa. Um deles, é mesmo o SoC produzido em parceria com a AMD e a TSMC, que passa agora para um chip de 6nm.
Na prática, isto significa que o processador da consola encolheu de 300mm2 para 260mm2, ou seja, 15%. O que significa isto? O processo de 6nm da TSMC oferece algumas vantagens, não tanto no campo da performance propriamente dita, mas sim no número de chips produzidos em cada remessa. A TSMC é agora capaz de entregar mais chips à Sony, que por sua vez, vai aproveitar esta oportunidade para meter mais consolas no mercado.
Na verdade, isto é uma jogada que já estávamos à espera desde 2021, mas que ainda assim, aparece de forma surpreendente, sem grandes leaks ou avisos de dentro da indústria de produção.
Em suma, este processador tem o nome de Oberon Plus, e oferece as seguintes vantagens:
- Capacidade de meter mais consolas nas prateleiras
- Consolas mais leves (porque o processador consome menos, e precisa de menos refrigeração)
- Custos de transporte logístico mais baixos, porque a consola é mais leve, apesar de ter o mesmo exato tamanho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!