A PlayStation 5 Pro CFI-7121, que é a nova revisão da versão mais poderosa da consola da Sony, já começou a chegar às lojas europeias, e ao que tudo indica traz pequenas mas interessantes melhorias face ao modelo de lançamento de 2024.
Um teardown recente do YouTuber Austin Evans confirmou que a consola ficou mais eficiente, mais leve e mais silenciosa.
Menos consumo, menos calor, e mais silêncio
Nos testes realizados com Astro’s Playroom e Gran Turismo 7, dois títulos ideais para puxar pela consola, especialmente com ray tracing ativo, o novo modelo mostrou-se 2 a 3% mais eficiente em termos de consumo energético. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para a consola trabalhar a temperaturas mais baixas e com menos ruído.
O YouTuber mediu ainda uma redução de cerca de 20% no ruído geral, equivalente a menos 2 decibéis. Além de menos ruidoso, o som é também mais agradável, graças a uma ventoinha com tom mais suave e menos agudo.
Mudanças subtis? Sim, mas eficazes.
As diferenças externas são quase invisíveis, mas há várias alterações internas que explicam a melhoria no desempenho térmico e energético. Curiosamente, estas melhorias também parecem ter baixado um pouco o custo de produção.
- Nova ventoinha, produzida por um fabricante diferente;
- Grelha de ventilação em plástico em vez de metal;
- Dissipador traseiro mais leve;
- Menos módulos de memória VMM na motherboard;
- Fonte de alimentação redesenhada, mais leve e eficiente.
No total, a nova PS5 Pro perdeu cerca de 90 gramas, passando de 3103 g para 3016 g.
Muda assim tanto?
Claro que não. Os jogos vão correr da mesma exata forma. Ainda assim, a Sony tem conseguido afinar muito bem as mais recentes versões de todas as suas consolas, o que é interessante.
Pena o preço, que apenas sobe, por mais revisões que existam.
