Terça-feira, Outubro 7, 2025

Alerta Global: OMS teme nova epidemia e Portugal não está imune

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta urgente: uma nova epidemia de chikungunya pode estar prestes a alastrar-se a nível global. E desta vez, o mundo não está preparado. Mas o que faz a nova epidemia a que Portugal também não escapa?

Segundo a entidade, os sinais são quase idênticos aos que antecederam a enorme epidemia de 2004, que começou em ilhas do Oceano Índico e acabou por afetar meio milhão de pessoas em vários continentes.

Agora, em 2025, a história ameaça repetir-se mas em maior escala.

O que é a chikungunya e porque é tão perigosa?

A chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos, em especial o temido mosquito-tigre (Aedes albopictus), e causa febres altas, dores articulares fortíssimas e, em casos mais graves, pode ser letal.

O problema? Muitas vezes é confundida com dengue ou Zika, dificultando o diagnóstico precoce.

esta pastilha elástica pode neutralizar vírus da gripe e do herpes

A OMS avisa: “É uma doença pouco conhecida, mas já foi detetada em 119 países. Mais de 5,6 mil milhões de pessoas estão em risco”.

Situação já está a sair de controlo em algumas regiões

Desde o início de 2025, vários territórios no Oceano Índico já registam surto grave de chikungunya:

  • Em Reunião, um terço da população já foi infetada;
  • Mayotte e Maurícia estão a relatar aumentos explosivos de casos;
  • O vírus está agora a alastrar-se para Madagáscar, Somália, Quénia e também o sul da Ásia.
  • Na Europa, França já confirmou casos de transmissão local, e Itália está a investigar casos suspeitos, todos ligados a pessoas vindas das zonas de risco.

O papel do mosquito-tigre (e porque Portugal deve estar atento)

O mosquito responsável, o Aedes albopictus, conhecido como mosquito-tigre, já está presente em Portugal, sobretudo no Algarve e zonas quentes do sul. Com o aquecimento global, este mosquito está a migrar para norte e a adaptar-se a novos climas.

bactérias morte, gripe das aves, este doença infecciosa poderá ser o maior problema em 2025!

Este mosquito pica de dia, sobretudo ao início da manhã e no final da tarde, e reproduz-se em água parada como baldes, vasos, bebedouros ou calhas entupidas.

OMS quer evitar nova catástrofe global

“Quando falamos de milhões de casos, mesmo uma taxa de mortalidade de 1% pode significar milhares de mortes”, avisou Diana Rojas Alvarez, porta-voz da OMS.

A organização pede ação imediata dos países para reforçar a vigilância, sistemas de diagnóstico e campanhas de prevenção.

Em regiões sem imunidade natural, o vírus pode infetar até 75% da população num curto espaço de tempo.

Como estar mais protegido

A OMS recomenda:

  • Usar repelente de mosquitos diariamente, mesmo em zonas urbanas;
  • Evitar acumulação de água parada (baldes, pratos de vasos, pneus, etc.);
  • Manter portas e janelas protegidas com redes;
  • Consultar um médico em caso de febre súbita com dores nas articulações.

O que em 2004 começou como “um problema nas ilhas” tornou-se uma epidemia global silenciosa. Agora, em 2025, os mesmos padrões estão de volta com ainda mais mobilidade, menos vigilância e um planeta mais quente.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙