Já passou muito tempo desde a grande atualização e como tal esta novidade chega mesmo a calhar. Dito isto, para agitar as águas eis que chegou uma nova app Android redesenhada do Google Earth que como destaques principais tem a adição do suporte para projetos e ao mesmo tempo o fim de uma função antiga.
Se tem Android há uma nova app do Google Earth!
O Google Earth v10.35 para Android está a ser lançado agora e traz alterações bastante consideráveis para a aplicação. É um bom exemplo disso a adoção do visual moderno que a Google está a levar às suas aplicações. Assim temos uma barra de pesquisa arredondada, alternador de conta por meio da imagem do perfil e uma interface na barra inferior que substitui o menu de hambúrguer montado na lateral. Para além disso irá receber um pop-up que aparece quando se abre a nova aplicação pela primeira vez e centra-se em três funcionalidades principais. São elas a colaboração em projetos do Google Drive, criação de mapas e sincronização entre dispositivos.
Os projetos são talvez a maior adição da nova aplicação Google Earth. Os projetos no Google Earth permitem aos utilizadores criar mapas totalmente personalizados que podem incluir texto, fotografias e vídeos juntamente com o conteúdo do mapa. Esta funcionalidade já existe há algum tempo. No entanto, numa página de suporte, a Google refere que os projetos só podiam ser criados através da experiência de ambiente de trabalho.
Isso está agora a mudar, uma vez que o suporte chegou à aplicação Google Earth para Android.
Algumas outras alterações incluem a possibilidade de partilhar mapas através de um link e/ou código QR. Também está disponível um novo botão “medir” mesmo por baixo do mapa que permite medir rapidamente a distância entre dois locais no globo.
A nova aplicação do Google Earth para Android também está agora construída em Flutter (como apontado por @AssembleDebug), com as notórias animações da linguagem de programação a aparecerem em certos menus. Sendo construído em Flutter, imaginamos que essa reformulação provavelmente também chegará à app iOS mais cedo ou mais tarde.
Com a nova app chega também o suporte para ecrãs grandes.