Notepad: é a primeira grande alteração do novo Windows 10!

A Microsoft lançou recentemente outra build do Windows 10 21H2. É o tal update Sun Valley a que muitas pessoas se referem como o novo Windows. Inclui muitas funcionalidades e várias alterações. Uma delas é que o conhecido Notepad do Windows que depois de um casamento de tantos anos vai passar a ser uma aplicação em separado. No entanto, vai continuar a viver na mesma casa e vai poder ser atualizada através da loja da Microsoft.

Notepad: é a primeira grande alteração do novo Windows 10!

Esta aplicação mereceu muita atenção no ano passada quando foi atualizada com novas funcionalidades. Entretanto, na Build 21337 ou superior, passa a ser uma app em separado e as atualizações passam a vir diretamente da loja da Microsoft.

Sem dúvida que isto é um passo na direção certa. Isto porque não precisamos de estar à espera dos updates do Windows para recebermos novidades nesta aplicação como refere o site WindowsLatest.

Notepad Windows

Um casamento muito longo

O Notepad tem estado incluído no Windows desde o lançamento da primeira versão do Windows. Desde aí foi sempre atualizado a cada lançamento de uma nova versão do sistema operativo. Agora teremos um melhor controlo do fim da linha, uma pesquisa mais eficaz e um indicador para conteúdo não guardado.

- Advertisement -

O novo Notepad enquanto aplicação em separado vai correr apenas no novo Windows. A versão que será lançada em Outubro ou Novembro.

Embora já se conheçam algumas novidades, outras continuam a ser um mistério. Assim ainda não sabemos se teremos, por exemplo, direito ao Dark Mode. Era algo que dava, sem dúvida, muito jeito.

De facto, a Microsoft está a preparar tudo para fazer um all-in com o novo Windows 10 e podemos mesmo dizer que é a maior aposta de sempre da Microsoft!

Muitos têm a tendência de confundir o “novo Windows” com o Windows 10X mas estamos a falar de coisas diferentes. O sistema operativo a que as pessoas, incluindo a Microsoft, se referem como o novo Windows é a grande atualização que vai sair na segunda metade deste ano. O tal “Sun Valley”, também conhecido como 21H2.

Este update é a forma que a Microsoft encontrou para dizer às pessoas que o Windows está de volta. Será muito mais poderoso em termos gráficos, nas funcionalidades e queira-se, ou não, vai se aproximar muito mais do macOS da Apple.

Primeiro limpa-se a casa e faz-se um sistema operativo mais clean. Depois chegam as funcionalidades.

No novo Windows 10 a Microsoft poderia limitar-se a fazer um querido mudei a casa, tratando apenas da componente estética e deixando todos os aspetos internos para depois. Colocava armários novos, mas depois voltava a colocar a tralha toda lá dentro. Mas não. A Microsoft preocupou-se em fazer uma operação que começa de dentro para fora.

Quando compramos um computador novo, esperamos que ele venha de algum modo limpo e com poucas apps. No entanto, não é isso que acontece. Os equipamentos vêm cheios de tralha por cima do Windows 10, não só da Microsoft mas também de outros fabricantes. Mais do que isso. Até uma instalação nova vem com aplicações desnecessárias como o 3D Viewer ou o Paint 3D. Mas agora vamos ter um Windows 10 muito mais limpo!

É exatamente por esse motivo que a partir do Windows 10 versão 21H2, o 3D Viewer e o Paint 3D vão dizer adeus. No entanto, não se preocupe. Se é um criador vai poder continuar a descarregar estas aplicações a partir da Windows Store.

A outra coisa que fica de fora são os objetos 3D. Era uma pasta vazia que estava localizada dentro da secção atalhos do explorador de ficheiros. Mais uma coisa de saída. Mas vão também desaparecer os links para a versão web do Office e a assistente virtual Cortana.

Entretanto teremos também várias otimizações nas apps existentes e melhorias no desempenho. Isto a nível interno. Pode ler mais sobre isto aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.