Ainda há lugar para isto nos smartphones em 2024? Veja!

Com o passar dos anos houve várias características dos smartphones que se foram perdendo. Algumas delas não fazem grande falta. No entanto outras até eram bastante importantes. Assim acha que ainda há lugar para isto nos smartphones em 2024? Veja!

Ainda há lugar para isto nos smartphones em 2024?

Saída para auscultadores

É verdade que a Apple convenceu toda a indústria tecnológica a acabar com as saídas para auscultadores. De facto isto foi pena porque na nossa opinião e como referimos aqui os auscultadores com fios até são melhores do que os outros. No entanto, cada vez estão mais obsoletos devido ao fim da porta de 3,5mm nos telemóveis.

smartphones em 2024

Felizmente, ainda existem alguns equipamentos que vêm com uma saída destas como o Asus Zenfone 9 ou o Asus ROG Phone 6. No entanto o ideal é que voltasse para todos os smartphones já em 2023.

LEDs de notificação

Os LEDs de notificação eram uma funcionalidade simples, mas útil, que os smartphones modernos não têm. Em alguns dispositivos podíamos até personalizar a cor do LED; por exemplo, podíamos ter uma luz azul para notificações de SMS, vermelho para chamadas perdidas, verde para mensagens do WhatsApp, e assim por diante.

smartphones 2023

No entanto, os LEDs de notificação foram um dos obstáculos que os fabricantes enfrentaram na busca de minimizar as molduras e maximizar o tamanho do ecrã. Assim tiveram de desaparecer. É verdade que existem aplicações que replicam o efeito. No entanto não é bem o mesmo.

Suporte para cartões de memória

Tal como acontece com as saídas para auscultadores, os smartphones modernos já não vêm com uma ranhura microSD dedicada ao armazenamento expansível. Por esse motivo e com o passar do tempo corremos sempre o risco de ficar sem espaço.

1tb microsd sandisk

Com armazenamento expansível, podíamos simplesmente comprar um novo cartão microSD se fosse necessário mais espaço. É verdade que alguns gama média ainda contam com armazenamento expansível. No entanto isto deve desaparecer dentro de alguns anos.

Sensor infra-vermelhos

Os smartphones, sobretudo os chineses, costumavam vir com sensores infravermelhos. Isto fazia com que funcionassem como um comando de TV. No entanto eles foram desaparecendo.

Sensor de impressões digitais na parte traseira

Os smartphones hoje em dia usam sensores de impressões digitais no ecrã, óticos ou ultrassónicos. Mas um sensor de impressões digitais capacitivo na parte traseira faz mais sentido porque é mais fácil de utilizar. Tudo porque está localizado onde normalmente descansamos o dedo ao segurar no smartphone.

Ou seja, até o pode desbloquear enquanto o tira do bolso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.