Inicio Reviews NOMU S20: O todo-o-terreno que vem da China

NOMU S20: O todo-o-terreno que vem da China

Foi no MWC que a Leak conheceu a Nomu, um fabricante Chinês que tem como principal objetivo desenvolver equipamentos verdadeiramente resistentes e que no seu stand até os tinham a funcionar dentro de água. Alguns meses depois, chegou a altura de voltarmos a revisitar estes equipamentos e mais concretamente o todo-o-terreno Nomu S20 que foi o nosso objeto de testes nas últimas semanas.

NOMU S20

Design e construção

O Nomu S20 tem um design muito elegante. Logo á primeira vista podemos observar um fabrico de alta qualidade, nomeadamente nos componentes de borracha e reforços de armação de metal. A combinação bem conseguida entre o metal e borracha nas costas e arestas do telefone coloca o dispositivo entre os mais duráveis no mercado, ao mesmo tempo que também fornece proteção contra impactos e arranhões. Graças à certificação IP68 é totalmente impermeável e à prova de poeira, portanto não há problema se o deixarem cair à água ou o utilizarem em ambientes com muito pó.

NOMU S20

Em termos práticos é provável que nem todos gostem da aparência, mas se o compararmos honestamente com os dispositivos mais antigos, marcadamente maiores, ásperos e mais robustos este é definitivamente um passo em frente.

NOMU S20

Ecrã

O Nomu S20 tem um ecrã Sharp HD de 5 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels e vidro Gorilla Glass 4.

NOMU S20

A consistência da luz de fundo é uniforme em toda a área e as cores são realmente boas e bem saturadas tanto com imagens estáticas, como com vídeo. O que é realmente bom é a resposta do digitalizador, sendo que reage mesmo com toques muito delicados e sempre com resposta rápida e precisa. O digitalizador é realmente diferenciador neste caso.

NOMU S20

A definição de brilho automático funciona muito bem para que o sensor de luz faça o seu trabalho.

Hardware, Sistema Operativo e Desempenho

O desempenho do Nomu deve-se a um processador quad-core MediaTek MT6737T de 1,5 GHz, suportado por 3 GB de RAM e uma ROM de 32 GB, que pode ser expandida até 32 GB.

Tudo somado a um chip gráfico Mali-T720 MP2 de 600 MHz faz com que multitasking não seja problema para esta configuração.

No hardware é executado o sistema operativo Android 6.0 Marshmallow.

Graças ao processador quad-core e aos 3 GB de RAM, tanto os jogos mais simples como os mais exigentes correm bem, para não mencionar os vídeos. Não verificámos nenhum atraso durante os testes.

Conectividade, GPS e Chamadas

A conectividade ao nível do Nomu S20 segue o padrão usual para a categoria deste telefone. Este dispositivo vem equipado com um módulo Wi-Fi sem fios, Bluetooth 4.0, dois slots para um SIM ou um SIM e um MicroSD (slot híbrido), GPS e uma porta USB.

O Wi-Fi funciona em padrão N e é bastante estável e sensível. Importa salientar que o modelo que testámos é um dualSIM e pode fazer o modo de espera duplo. Este equipamento permite navegar em 4G.

NOMU S20

As chamadas foram feitas sem problema em 3G, bem como em 4G e o som foi claro.

Quanto ao GPS, Nomu S20 suporta GPS e A-GPS e é capaz de registar satélites Glonass Beidou também.

O primeiro registo GPS demorou cerca de um minuto, mas as repetições levaram apenas alguns segundos.

Câmara

O telefone tem uma câmara traseira de 8 megapixeis com um sensor de IMX219 Exmor RS e flash LED. Tendo em conta as caraterísticas, a qualidade é boa, as imagens são coloridas, realistas e vivas por isso não há nada a reclamar.

NOMU S20

 

Já a câmara frontal é de 2 megapixéis, o suficiente para selfies e conversação vídeo.

NOMU S20

Apesar de termos experimentado a captura de imagens sempre em modo automático, nas configurações há, naturalmente, coisas para alterar como o equilíbrio de branco, exposição, resolução, ISO (Auto, 100, 200, 400, 800, 1600) e também um modo panorama. Têm também à disposição o disparo sequencial e funcionalidades para quem gosta de HDR.

Som e multimédia

Este smartphone pode lidar com multimédia muito bem, como qualquer outro dispositivo que contenha o processador quad-core MediaTek MT6737T. O som do altifalante é surpreendentemente bom e o volume alto, algo pouco habitual nos equipamentos dentro desta gama de preço. Isto deve-se em grande parte ao altifalante à prova de água NXP SmartPA.

Bateria

Este equipamento vem com uma bateria de 3000mAh que fornece energia suficiente para um dia com utilização média, o que é francamente bom.

Conclusão

O Nomu S20 é um smartphone que vale a pena levar em consideração se estiver à procura de um design incomum mas talhado para ambientes “dificeis”. Na prática, vão obter qualidade de construção, um desempenho simpático e conetividade 4G por um preço muito razoável. Temos também de destacar a inclusão de 3GB de memória, o que é muito bom para um equipamento deste preço.

Nota do Reviewer: Pessoalmente gostei muito do telefone e respondeu a todas as minhas exigências tanto pessoais como profissionais. Em muitos casos não hesitaria em aconselhá-lo.

Onde comprar: GearBest (151,23 Euros) | Aliexpress (129,96 Euros) Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Eduardo Pais
Co fundador da SIMDEA está ligado a customização aplicacional e desenvolvimento desde há vários anos.

Leia também

Não tem nada para ver na Netflix? Veja estes filmes e séries!

A Netflix é bastante conhecida em todo o mundo devido às suas brutais aquisições quando o assunto é cinema. Afinal de contas, existe muito...

Crysis 4 vai ser lançado em breve! Será que o seu PC aguenta?

Apesar de ainda nada ter sido oficialmente revelado acerca deste novo jogo, parece que a Crytek vai mesmo satisfazer a vontade dos fãs e...

Xbox Series X vs PlayStation 5: só uma vence nas especificações!

A XBOX Series X e a PlayStation 5 já estão à venda em todo o mundo. A procura é muita, embora por questões de...

A AMD quer ajudar a NVIDIA e Intel… Mas não quer ajudar muito!

Caso não saiba, as novas placas da AMD trazem uma nova tecnologia bastante curiosa que permite ao processadores Ryzen 5000 ter acesso à totalidade...

Motorola lança smartphone topo-de-gama atrasado em 2021

A Motorola regressou ao segmento dos topos-de-gama em Abril. Dito isto, as coisas parecem estar a correr bem e não há muitas intenções de...