Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Nokia prepara-se para instalar conectividade 4G na Lua!

por Bruno Fonseca
16 de Outubro, 2020
em Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
0
nokia lua
Adicionar como fonte preferida na Google

Na Terra debate-se a implementação do 5G com todas as questões que isso envolve. No entanto, na Lua, o grande foco é o 4G. De facto, a Nokia sempre foi um bocadinho obcecada com isso e tinha o grande propósito de desenvolver tecnologia para missões lunares. Dito isto, em 2018, estava a trabalhar num sistema que traria conetividade LTE a todo o satélite terrestre. Agora a NASA concordou em dar 1.4 milhões de dólares à Nokia para tornar este sonho realidade. Mas como é que vai funcionar a conectividade 4G da Nokia na Lua?

Nokia prepara-se para instalar conectividade 4G na Lua!

O projeto que envolve o desenvolvimento de uma rede 4G por parte da Nokia na lua faz parte de uma série de contratos que a NASA está a disponibilizar para missões de investigação à superfície lunar. No total, estão a ser disponibilizados 370 milhões para empresas como a SpaceX ou a United Launch Alliance. Assim o objetivo é que os astronautas possam fazer chamadas sem problemas em 2028.

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

A NASA espera que o sistema possa suportar comunicações lunares a maiores distâncias, velocidades melhoradas e mais fiabilidade que os sistemas atuais.


Entretanto a rede lunar 4G da Nokia vai ser ideal para todos poderem comunicar melhor. Até veículos e rovers. Assim com os 14.1 milhões, a Nokia vai examinar a tecnologia existente e investigar modificações potenciais que a tornem ainda melhor para funcionamento lunar.

Apesar disto ser muito bom, nada está garantido. A última vez que a Nokia quis fazer isto, as coisas não correram muito bem. De facto, o lançamento que estava marcado para 2019, nunca aconteceu e uma das empresas com que a Nokia estava a trabalhar entrou em bancarota.

Claro que sempre que se quer fazer uma coisa destas surgem vozes discordantes. A maior crítica neste momento é que considerando que estamos em 2020, eventualmente devíamos ter 5G na lua e não 4G.

Seja como for não deixa de ser uma iniciativa interessante. De facto só fica mesmo a faltar habitantes no satélite natural da Terra. Pelo menos já vamos poder fazer telefonemas e enviar uns memes via WhatsApp.

Fonte

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

xbox, Series, Microsoft

Microsoft fechou a torneira à Xbox. E agora?

por Nuno Miguel Oliveira
38 minutos atrás

A paciência da administração da Microsoft com a divisão de gaming parece ter chegado oficialmente ao fim. Assim, depois de uma semana marcada por declarações bombásticas sobre reestruturações...

AMD quis atacar o MacBook Neo. Mas… Não é por aqui.

por Nuno Miguel Oliveira
2 horas atrás

A AMD decidiu atacar o MacBook Neo por causa dos jogos... mas a comparação não faz qualquer sentido! Ninguém vai comprar um MacBook para jogar. Aliás, ninguém vai...

Renault 4 Plein Sud. Já andámos com o novo descapotável!

por Nuno Miguel Oliveira
3 horas atrás

O Renault 4 é um carro icónico que ganhou uma nova vida na era elétrica, mas, caso não saibas, o mítico teto de lona francês está de volta....

Bagagem de mão: o que não podes levar no avião (e a confusão em 2026)

por Ana Oliveira
4 horas atrás

Poucas coisas estragam o início de umas férias como ficar retido na segurança do aeroporto a ter de deitar fora metade da mala de mão. Saber o que...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados