Nokia prepara-se para instalar conectividade 4G na Lua!

Na Terra debate-se a implementação do 5G com todas as questões que isso envolve. No entanto, na Lua, o grande foco é o 4G. De facto, a Nokia sempre foi um bocadinho obcecada com isso e tinha o grande propósito de desenvolver tecnologia para missões lunares. Dito isto, em 2018, estava a trabalhar num sistema que traria conetividade LTE a todo o satélite terrestre. Agora a NASA concordou em dar 1.4 milhões de dólares à Nokia para tornar este sonho realidade. Mas como é que vai funcionar a conectividade 4G da Nokia na Lua?

Nokia prepara-se para instalar conectividade 4G na Lua!

O projeto que envolve o desenvolvimento de uma rede 4G por parte da Nokia na lua faz parte de uma série de contratos que a NASA está a disponibilizar para missões de investigação à superfície lunar. No total, estão a ser disponibilizados 370 milhões para empresas como a SpaceX ou a United Launch Alliance. Assim o objetivo é que os astronautas possam fazer chamadas sem problemas em 2028.

nokia lua

A NASA espera que o sistema possa suportar comunicações lunares a maiores distâncias, velocidades melhoradas e mais fiabilidade que os sistemas atuais.

Entretanto a rede lunar 4G da Nokia vai ser ideal para todos poderem comunicar melhor. Até veículos e rovers. Assim com os 14.1 milhões, a Nokia vai examinar a tecnologia existente e investigar modificações potenciais que a tornem ainda melhor para funcionamento lunar.

Apesar disto ser muito bom, nada está garantido. A última vez que a Nokia quis fazer isto, as coisas não correram muito bem. De facto, o lançamento que estava marcado para 2019, nunca aconteceu e uma das empresas com que a Nokia estava a trabalhar entrou em bancarota.

Claro que sempre que se quer fazer uma coisa destas surgem vozes discordantes. A maior crítica neste momento é que considerando que estamos em 2020, eventualmente devíamos ter 5G na lua e não 4G.

Seja como for não deixa de ser uma iniciativa interessante. De facto só fica mesmo a faltar habitantes no satélite natural da Terra. Pelo menos já vamos poder fazer telefonemas e enviar uns memes via WhatsApp.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub