No futuro, todos os chips vão ser desenhados por IA

Caso não saiba, qualquer processo de design no mundo tecnológico já tem uma mãozinha da IA, a dar alguns ajustes, algumas otimizações, para tornar todo o pacote mais rápido, mais eficiente, e por vezes até menos complexo, para baixar custos de produção. Mas, num futuro muito próximo, é muito provável que algoritmos de inteligência artificial fiquem 100% responsáveis pelo design e produção dos chips que vão servir de base a toda a tecnologia que utilizamos no nosso dia-a-dia.

No futuro, todos os chips vão ser desenhados por IA

Portanto, como deve saber, a Inteligência Artificial já está em força, em tudo o que é aparelhos, há muitos e bons anos. Mas só agora, em 2023, estamos a ter uma ideia do seu potencial real, e claro, o que é que a IA pode fazer por nós nos mais variados casos.

Dito isto, se a NVIDIA acredita que a Inteligência Artificial pode transformar qualquer pessoa num programado, a CEO da AMD (Dra. Lisa Su) acredita que num futuro muito próximo, todos os chips vão passar exclusivamente pelas mãos da IA! Aliás, isto foi dito pela própria, na Conferência Mundial de IA de 2023.

Ou seja, hoje em dia, para entrar na indústria, um designer de chips precisa de ter uma vasta compreensão sobre o hardware, mas também sobre software e algoritmos. Tudo porque a integração da IA nos processos de conceção de circuitos integrados ganhou uma outra importância, graças à evolução dos modelos de linguagem LLM.

Em suma, a AMD já começou a utilizar a IA na conceção, teste e verificação de semicondutores. Com planos para expandir a sua utilização de IA nos próximos meses.

Aliás, várias empresas estão agora a explorar ativamente a fusão da tecnologia de IA com ferramentas de automatização do design eletrónico (EDA). Tudo para simplificar tarefas complexas, e assim minimizar a intervenção manual no design de circuitos integrados.

Além disso, este tipo de design também já conta com a presença de funcionalidades IA no próprio chip. O que deverá aumentar significativamente a performance numa nova era tecnológica.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.