Historicamente, as consolas da Nintendo nunca tiveram um grande foco na performance, preferindo hardware mais simples, e muito mais barato, ao mesmo tempo que existia uma grande aposta na jogabilidade.
No entanto, numa altura em que o mercado de consolas portáteis está a mudar, a Nintendo decidiu mudar um pouco a sua estratégia. Por isso, ao que tudo indica, apesar de ser uma consola portátil que tem de ser capaz de oferecer uma boa autonomia na bateria, a performance é mesmo um foco para a velha gigante Japonesa dos videojogos.
Nintendo Switch 2 vai jogar jogos PS5 e Xbox Series X!
Portanto, como deve saber, a Nintendo Switch não é um sucesso pelo seu poderio no mundo das consolas. É um gigantesco sucesso de vendas porque a Nintendo foi capaz de arranjar um “sweet spot”, onde temos uma performance decente, num pacote barato de produzir. Depois da consola feita, a Nintendo “apenas” teve de lançar vários jogos first party de qualidade inegável, transformando a plataforma em uma das consolas mais desejadas de todos os tempos.
Porém, de acordo com os mais recentes rumores da indústria, a sucessora à Switch vai mudar um pouco o paradigma.
Obviamente que vai continuar a contar com todos os incríveis jogos do catálogo da Nintendo. Mas, além disso, vai também contar com um poderio computacional absolutamente incrível, o que a poderá transformar em uma das consolas mais desejadas de sempre.
Afinal de contas, além de Pokémon, Zelda, Mario, etc… Vai também ser possível jogar jogos com Final Fantasy, Call of Duty ou FIFA (EA FC) na sua qualidade máxima. Ou melhor, com a mesma exata qualidade gráfica que podemos encontrar na Sony PlayStation 5 ou Xbox Series X.
Mesma performance da PS5 e Xbox Series X em 2024 não é um pouco desapontante? Não!
Temos de ter em conta que não estamos a falar de um PC ou consola doméstica, que estão sempre ligadas à rede elétrica, e têm um gigantesco sistema de refrigeração para manter as temperaturas controladas. É uma consola portátil, que vai ser utilizada no comboio, no autocarro, no avião, ou claro, no sofá da sua sala.
É um produto muito mais compacto, e como tal, tem de ultrapassar vários obstáculos para chegar a este nível de performance. Por exemplo, as recentes ROG Ally e Lenovo Legion GO ainda não conseguem oferecer este tipo de performance de forma consistente.
A Switch 2 pode mudar o jogo!
Por exemplo, Far Cry 7 já está em desenvolvimento para a Switch 2, e deve ser a mesma exata versão que vamos ver nas consolas da atual geração.
Além de tudo isto, existem também alguns rumores a apontar para uma aposta no streaming de jogos a partir da cloud. O que poderá transformar ainda mais a Switch 2 em uma das consolas mais importantes da nossa geração.
Vale a pena dizer que a Switch 2 tem data de lançamento programada para a segunda metade de 2024, provavelmente em Setembro ou Outubro.