Nos últimos dias, temos falado imenso acerca do fim de ciclo da atual Nintendo Switch e do anúncio da sua sucessora, uma consola que não tem de ser necessariamente uma Switch 2, mas que não deverá fugir muito da fórmula vencedora que a gigante Japonesa criou há alguns anos atrás.
Dito isto, a Nintendo Switch foi, como deve saber, lançada em 2017. Porém, o seu anúncio aconteceu em 2015. Tivemos de esperar quase dois anos até ao lançamento da consola. Isto não vai acontecer em 2024.
Nintendo Switch 2 só em 2024. Mas disponibilidade imediata
Portanto, apesar do facto de a Nintendo não ter pressa em lançar uma nova consola. Tudo indica que os planos de produção estão alinhavados, e o design da consola portátil de nova geração da gigante Japonesa está também ele muito perto de finalizado. Isto significa que na altura do anúncio da consola, a Nintendo já vai ter as linhas de produção perto do máximo das suas capacidades, para inundar o mercado.
A coisa não vai ser imediata, como acontece no mundo dos smartphones. Mas, a espera não deverá ser mais que um 3 ou 4 meses. Aqui, apesar de ainda não existirem indícios de datas definidas, diria sempre que a Switch 2, ou qualquer que seja o nome da consola, chega ao mercado em Novembro de 2024. A mesma exata altura em que a Sony está a planear lançar a sua nova PS5 Pro.
Quanto às especificações técnicas, vamos ter um SoC NVIDIA muito mais poderoso, e capaz de oferecer capacidades mais próximas da Steam Deck e ROG Ally. Um ecrã LCD de produção Sharp, e claro, um design próximo, mas um pouco mais evoluído, relativamente aquilo que a Switch OLED oferecer ao mercado nos últimos tempos.
LCD em vez de OLED? Sim, tudo indica que a Nintendo não quer continuar a apostar em ecrãs OLED na sua nova consola. Porquê? Bem, diria que é a mesma exata razão pela qual a ASUS também apostou num ecrã LCD na sua ROG Ally. Calor? Preço? Durabilidade? Ainda não sabemos.