Switch 2 Bloqueada? – Eu ainda sou do tempo em que era completamente normal modificar uma consola “à vontade”. Porém, a realidade é que os tempos são outros. As regras estão muito mais apertadas nos tempos que correm, e o controlo que as marcas têm sobre algo que supostamente é nosso, mudou completamente.
Dito isto, se estás a pensar dar uma volta ao sistema da Switch 2, convém pensares duas vezes.
Atenção! A Nintendo Switch 2 pode ser bloqueada pela própria Nintendo
Portanto, a Nintendo atualizou os seus termos de serviço, e neles está bem claro: se fizeres algo estranho, que seja considerado “uso não autorizado”, a tua consola pode ficar completamente inutilizada.
Ou seja, em bom português… a Switch 2 pode ser bloqueada remotamente.
Sim, leste bem, não estamos a falar de banir o acesso online como já aconteceu com consolas da Sony ou da Microsoft. A sua consola, paga com o seu dinheiro, deixa de ter qualquer uso, nem para jogar offline.
A revelação chegou com a nova atualização do Acordo de Conta Nintendo, enviada recentemente aos utilizadores na Europa e Estados Unidos. Na versão europeia, a Nintendo diz que os produtos digitais são licenciados apenas para uso pessoal e não comercial, e que o uso não autorizado pode tornar o produto inutilizável.
Curiosamente, nos EUA, o tom é ainda mais direto: quem não cumprir as restrições impostas pela Nintendo arrisca-se a perder acesso ao serviço… e ao próprio dispositivo, total ou parcialmente.
É um passo bastante agressivo, e que levanta uma série de dúvidas legais.
A Nintendo já era conhecida por ser das empresas mais duras no combate à pirataria. Mas agora parece estar pronta para passar dos avisos aos castigos, e são de facto bastante severos.
Conclusão
Se estás a pensar modificar a tua Switch 2, instalar emuladores ou qualquer software não autorizado… pensa bem. O cerco está a ficar cada vez mais apertado, e mesmo que a consola seja sua, e esteja completamente paga… Quem tem a última palavra não é você, é a marca.
De forma mais concreta, quem manda é a Nintendo, não és tu.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Acha que faz algum sentido? Uma empresa pode “mexer” naquilo que é seu? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.