Podes achar que não, mas o setor da tecnologia está de joelhos com a escassez global de memória. RAM, NAND, LPDDR, etc… Tudo está a subir de preço a um ritmo absurdo!
Samsung muda linhas de produção, fabricantes como a Framework avisam os clientes de aumentos inevitáveis, e agora até a Nintendo está a sentir a pancada de forma histórica. Afinal, segundo a Bloomberg, a empresa perdeu 14 mil milhões de dólares em valor de mercado só em dezembro, praticamente um tombo diário desde o início do mês.
Nintendo perdeu 14 mil milhões em valor. De quem é a culpa?

O motivo é simples e deve preocupar todos os fãs da tecnologia de consumo. A Nintendo está a pagar 41% a mais pelos módulos de 12 GB de RAM usados na Switch 2, a consola que devia ser o grande motor de crescimento da empresa em 2026. Além disso, os preços do armazenamento NAND também subiram 8%.
Assim, quando o custo de produção sobe desta forma, a pergunta deixa de ser “se” a consola vai aumentar de preço e passa a ser “quando”. Ou seja, a Switch 2 vai, sem qualquer dúvida, aumentar de preço no início do próximo ano.
É o tipo de notícia que chega no pior momento possível para a Nintendo, que já está a lidar com pressão dos investidores e dificuldades evidentes em gerir o stock da Switch 2 nesta época natalícia.
O custo real para os jogadores já começou a aumentar
As más línguas já afirmam que a Nintendo está a passar parte destes custos para o consumidor, mesmo de forma indireta. A prova está nos cartões microSD Express, que se tornaram quase obrigatórios para quem quer jogar na Switch 2 com conforto.
Um cartão de 256 GB custa agora muito mais do que no início de vida da consola. Ou seja, mesmo que a consola ainda não suba oficialmente de preço, o ecossistema Switch 2 já está mais caro.
E o pior? Estes cartões estão a desaparecer do mercado, tal é a escassez de componentes. Os jogadores podem nem ter opção de pagar mais: simplesmente não os encontram. Uma má notícia, visto que a capacidade interna da Switch 2 não chega para o panorama atual
Black Friday deu um balão de oxigénio… mas também acendeu alarmes
O bundle da Switch 2 com Mario Kart World foi uma das surpresas da época e vendeu muito, mesmo com a PS5 a dominar na Europa. Mas o desconto tão perto do Natal deixou analistas a coçar a cabeça. Se a consola já é mais cara de fabricar e a empresa está a reduzir margens tão cedo, o futuro não é propriamente animador.
É um daqueles sinais que mostram que nem a Nintendo está completamente confortável com a produção da Switch 2 e com a pressão crescente das fábricas de memória.
